“A melhor coisa de ser uma menina é que agora eu não preciso fingir que sou um menino“. Avery nasceu menino e será a primeira transgênero a aparecer na capa da publicação.
A frase que estampa a edição especial de janeiro da revista National Geographic pode parecer estranha para quem a lê desavisadamente, mas fica bem explicada quando aliada à imagem da capa, em que a menina Avery Jackson, de 9 anos, aparece em destaque.
A revista em questão é um especial sobre gênero, que ouviu mais de 100 crianças e adolescentes ao redor do mundo sobre papéis de gênero, tentando abordar a questão de uma forma ampla.
O anúncio foi feito em primeira mão pela mãe da menina, através do Twitter.
“Estou tremendo tanto que mal consigo digitar. Obrigada por exibir Avery! “, escreveu ela na rede social, em uma mensagem que foi retweetada mais de 200 vezes.
Pouco depois, foi a vez do perfil do Instagram da revista se manifestar sobre a publicação, em uma postagem que atingiu mais de 240 mil curtidas, além de diversos comentários de apoio.
De acordo com o Distractify, a editora chefe da revista, Susan Goldberg, comentou que um dos principais problemas relatados pelas crianças ao redor todo o mundo foi a falta de igualdade de gêneros. Segundo ela, meninas de 9 anos de diversas regiões ainda veem seu potencial limitado apenas por terem nascido mulheres.
O especial sobre gênero deve estar disponível para compra a partir do dia 27 de dezembro. Até lá, o site da revista disponibiliza uma prévia do que será abordado na edição neste link.
// Hypeness