Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Jacques Paquier / Wikimedia

Benjamin Griveaux, candidato à autarquia de Paris apoiado pelo presidente Emmanuel Macron

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada após a divulgação na internet de vídeos com conteúdo sexual, mostrando uma relação extraconjugal.

“Minha família não merece isso. Ninguém deveria ser alvo de tanta violência”, afirmou Benjamin Griveaux em coletiva de imprensa nesta sexta-feira. “Ontem, um novo limite foi ultrapassado. Sites realizaram ataques absurdos questionando minha vida privada”, reiterou o deputado do partido A República em Marcha.

O ex-porta-voz do governo de 42 anos se refere a prints de mensagens de celular e vídeos de conteúdo sexual divulgados no site Porno Politique. Nas imagens, o nome “Benjamin Griveaux” aparece como o autor de SMS e gravações enviadas a uma mulher.

Apesar de ter condenado a divulgação do material, o deputado não negou ser o autor das mensagens e dos vídeos. “Essa decisão me custa caro, mas minhas prioridades são muito claras. Primeiro vem a minha família, vocês entenderam bem”, frisou o ex-candidato.

As gravações, intituladas de “presente antes do jantar” e “presente da manhã antes de despertar”, mostram um homem se masturbando. Nas mensagens, o autor também pede que a interlocutora lhe reenvie um vídeo, seguido do comentário: “que peitos!”.

Em outra conversa, o autor pergunta: “você tem família ou você ainda não é prisioneira de filhos e marido?”. A pessoa responde: “não, sou muito jovem, sou livre”.

Russo assume divulgação de material

O artista russo Piotr Pavlenski, que foi condenado em 2019 a dois anos de prisão com direito a sursis por ter incendiado a fachada de uma sucursal do Banco da França em 2017, afirmou que foi ele quem colocou na internet as mensagens e os vídeos em que Griveaux aparece se masturbando. “Ele afirma ter obtido o material de uma ‘fonte’ que mantinha uma relação consentida com Benjamin Griveaux”, publica o jornal Libération em seu site.

Pavlenski declarou ao diário que, com o ato, pretende “denunciar a hipocrisia” do candidato à prefeitura de Paris. “É alguém que defende insistentemente os valores da família, que diz que queria ser o candidato das famílias e sempre cita como exemplo sua mulher e seus filhos. Mas ele faz o contrário de tudo isso”, destaca o artista.

“Não me incomoda que as pessoas tenham a sexualidade que queiram. Elas podem mesmo transar com animais, não tem problema para mim. Mas as pessoas têm que ser honestas”, completa o russo de 35 anos.

“Ele quer ser o chefe de uma cidade, mas ele mente aos eleitores. Agora eu vivo na França, sou parisiense, isso é importante para mim”, ressalta Pavlenski, em entrevista ao jornal Libération.

Terceiro lugar nas pesquisas

A campanha de Benjamin Griveaux não estava sendo fácil, após a decisão de um outro político do partido A República em Marcha, Cédric Villani, anunciar uma candidatura dissidente em Paris.

O candidato de Macron estava em terceiro lugar nas pesquisas, atrás da atual prefeita socialista, Anne Hidalgo, que lidera as sondagens, e da conservadora Rachida Dati, do partido Os Republicanos.

A prefeita da capital francesa reagiu à divulgação do polêmico vídeo nesta manhã, pedindo “o respeito da vida privada e das pessoas”. “As parisienses e os parisienses merecem um debate digno”, reiterou Hidalgo.

O partido A República em Marcha realizou uma primeira reunião nesta manhã. Ao que tudo indica, a sucessora de Griveaux será uma mulher, mas seu nome ainda não foi definido.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …