Estudante com paralisia cerebral supera limites e se forma em História na UnB

(dv) Luiz Garcia

Luiz Garcia e a família na formatura

A capacidade de superação de algumas pessoas chega a ser inspiradora e este é justamente o caso do jovem Luiz Garcia. Aos 30 anos, o diagnóstico de paralisia cerebral, dislexia e ainda baixa visão e limitação motora não foram o bastante para impedi-lo de realizar o sonho de se formar em uma universidade.

No último mês, ele recebeu o diploma em História na Universidade de Brasília (UnB).

Os cinco anos de curso foram desafiadores e, por conta da dislexia e da baixa visão devido à paralisia cerebral, Luiz precisou de ajuda dos pais para ler apostilas e transcrever o conteúdo aprendido em sala de aula que era armazenado em áudio por ele e pelos colegas.

A tecnologia ajudou bastante também, já que aprendeu a usar um software que escreve tudo o que ele dita. No entanto, seu pai também merece créditos, pois quando precisou entregar trabalhos, foi ele quem transcreveu muitos deles.

Desempregados, os pais de Luiz são tão esforçados quanto ele e, para gerar renda para família e, ainda estar perto para atender às necessidades do filho, decidiram vender marmitas no campus da faculdade.

A atitude facilitou muito a vida do estudante, pois, como não tem sustentação nas mãos e nas pernas e se move em cadeira de rodas, precisa de ajuda para tarefas básicas como comer e ir ao banheiro.

Luiz não pretende parar de estudar e o próximo objetivo é cursar jornalismo. No próximo ano vai tentar a aprovação em outra instituição pública – a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Popular guru indiano é condenado à prisão perpétua por estuprar jovem

Um tribunal indiano condenou nesta quarta-feira à prisão perpétua o popular guru Asaram Bapu por ter estuprado uma menor, em meio a fortes medidas de segurança em vários estados para evitar distúrbios entre os seguidores …

Não às fake news: o Brasil não terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia.” Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida este ditado. Ele é muito valioso quando se trata de fake news. Termo do momento, inflado especialmente …

Finlândia desiste da experiência de rendimento básico universal

O projeto-piloto consistia em pagar a 2 mil desempregados um rendimento mensal de 560 euros, sem condições. Mas a experiência vai ficar por aqui. O primeiro país da Europa a implementar a ideia de um rendimento básico universal …

Com 12 anos, menino pega um trem, dois aviões e viaja sozinho até a Indonésia

Drew* é um menino de 12 anos, natural de Sydney, que não gostou de ouvir a mãe dizer não a uma viagem a Bali, na Indonésia. Sem aceitar, ele decidiu ir sozinho. Drew conseguiu cruzar meio …

Espécie de formiga explode para defender a colônia

Uma equipe internacional de cientistas identificou uma nova espécie de formiga kamikaze que explode, lançando um líquido para defender a sua colônia dos inimigos. Nas florestas do Bornéu, da Tailândia e da Malásia existem formigas que explodem …

Trump chama Kim de "honroso" e diz que quer vê-lo "o mais rápido possível"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira (24) de "muito honroso" o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e disse que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião …

Dia da Liberdade: Portugal comemora a Revolução dos Cravos

Portugal comemora nesta quarta-feira (25) 44 anos da Revolução dos Cravos, como ficou conhecida a revolta que marcou o fim da ditadura do Estado Novo. Apesar de abalar as estruturas políticas e econômicas do país, …

Queijos mineiros levam 11 medalhas em prêmio na França

Existe uma disputa oculta, mas saudável entre mineiros e baianos para saber qual é a melhor cozinha do Brasil. Quando o assunto é queijo, não tem pra ninguém e Minas Gerais toma a dianteira como …

STF derruba decisão de enviar delação envolvendo Lula para Moro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (24) derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que determinou o envio de acusações de delatores da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio …

Prisão perpétua para inventor que matou e esquartejou jornalista sueca no próprio submarino

O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado nesta quarta-feira (25) a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado, em agosto de 2017, perto de Copenhague. O engenheiro autodidata Peter …