Estudante com paralisia cerebral supera limites e se forma em História na UnB

(dv) Luiz Garcia

Luiz Garcia e a família na formatura

A capacidade de superação de algumas pessoas chega a ser inspiradora e este é justamente o caso do jovem Luiz Garcia. Aos 30 anos, o diagnóstico de paralisia cerebral, dislexia e ainda baixa visão e limitação motora não foram o bastante para impedi-lo de realizar o sonho de se formar em uma universidade.

No último mês, ele recebeu o diploma em História na Universidade de Brasília (UnB).

Os cinco anos de curso foram desafiadores e, por conta da dislexia e da baixa visão devido à paralisia cerebral, Luiz precisou de ajuda dos pais para ler apostilas e transcrever o conteúdo aprendido em sala de aula que era armazenado em áudio por ele e pelos colegas.

A tecnologia ajudou bastante também, já que aprendeu a usar um software que escreve tudo o que ele dita. No entanto, seu pai também merece créditos, pois quando precisou entregar trabalhos, foi ele quem transcreveu muitos deles.

Desempregados, os pais de Luiz são tão esforçados quanto ele e, para gerar renda para família e, ainda estar perto para atender às necessidades do filho, decidiram vender marmitas no campus da faculdade.

A atitude facilitou muito a vida do estudante, pois, como não tem sustentação nas mãos e nas pernas e se move em cadeira de rodas, precisa de ajuda para tarefas básicas como comer e ir ao banheiro.

Luiz não pretende parar de estudar e o próximo objetivo é cursar jornalismo. No próximo ano vai tentar a aprovação em outra instituição pública – a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da vovó" em alemão, estabelecimento barra menores de 14 anos após 17h. Proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" a seus clientes. Um restaurante no balneário de Binz, na ilha alemã de Rügen, …

Sobe número de mortos com queda de ponte em Gênova

Com a morte do motorista romeno de 36 anos Marian Rosca, subiu para 43 o número de mortos após o desabamento de um viaduto na cidade de Gênova, na Itália. Dos nove feridos que estavam …

Identificadas as galáxias mais antigas do Universo (no quintal da Via Láctea)

Astrônomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo em órbita da Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os autores do estudo, publicado …

Sul da Índia "se afoga" nas piores inundações em um século

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados …

200 mil bombas de Hiroshima: o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo, realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

Matemáticos do MIT resolvem um velho mistério sobre o espaguete

Partir um palito de espaguete seco em somente dois pedaços é uma missão praticamente impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite …

Colapso de ponte em Gênova: sobe para 41 o número de mortos

O número de vítimas da desmoronamento de uma pontos na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, subiu para 41, depois que as equipes de bombeiros encontraram entre os blocos de concreto um veículo com …

Morre o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan

Morreu neste sábado (18) o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, o ganês Kofi Annan, de 80 anos. A informação foi confirmada pela família. Não foram divulgados …

Dos 27,4 mil registros de candidaturas, 8,4 mil são de mulheres

As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual …

"Multa do bem" diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem …