Estudante com paralisia cerebral supera limites e se forma em História na UnB

(dv) Luiz Garcia

Luiz Garcia e a família na formatura

A capacidade de superação de algumas pessoas chega a ser inspiradora e este é justamente o caso do jovem Luiz Garcia. Aos 30 anos, o diagnóstico de paralisia cerebral, dislexia e ainda baixa visão e limitação motora não foram o bastante para impedi-lo de realizar o sonho de se formar em uma universidade.

No último mês, ele recebeu o diploma em História na Universidade de Brasília (UnB).

Os cinco anos de curso foram desafiadores e, por conta da dislexia e da baixa visão devido à paralisia cerebral, Luiz precisou de ajuda dos pais para ler apostilas e transcrever o conteúdo aprendido em sala de aula que era armazenado em áudio por ele e pelos colegas.

A tecnologia ajudou bastante também, já que aprendeu a usar um software que escreve tudo o que ele dita. No entanto, seu pai também merece créditos, pois quando precisou entregar trabalhos, foi ele quem transcreveu muitos deles.

Desempregados, os pais de Luiz são tão esforçados quanto ele e, para gerar renda para família e, ainda estar perto para atender às necessidades do filho, decidiram vender marmitas no campus da faculdade.

A atitude facilitou muito a vida do estudante, pois, como não tem sustentação nas mãos e nas pernas e se move em cadeira de rodas, precisa de ajuda para tarefas básicas como comer e ir ao banheiro.

Luiz não pretende parar de estudar e o próximo objetivo é cursar jornalismo. No próximo ano vai tentar a aprovação em outra instituição pública – a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DEIXE UMA RESPOSTA:

Micro-ondas são tão nocivos para o meio ambiente quanto os carros

O uso de micro-ondas só na União Europeia emite tanto dióxido de carbono como quase sete milhões de automóveis, segundo um estudo exaustivo sobre seu impacto ambiental, considerando o ciclo de vida completo do aparelho. Cientistas …

Afinal, somos adolescentes até os 24 anos

O início da vida adulta acontece cada vez mais tarde. Esta é a conclusão de um estudo recente que identifica a idade mais avançada com que os adolescentes se casam ou têm filhos como um dos …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão aumentando com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh no …

Segundo o governo, deficit da Previdência equivale a 2,8% do PIB

O deficit previdenciário foi de R$ 182,45 bilhões em 2017. O rombo equivale a 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas pelo país), o recorde registrado até o momento. Os cálculos divulgados …

Casa dos Horrores: pai de crianças encontradas acorrentadas já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia na semana passada. Mas o horror vem de antes. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Polícia apura se motorista que invadiu calçadão cometeu falsidade ideológica

Um novo processo de investigação foi aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para apurar se o motorista Antônio de Almeida Anaquim cometeu crime de falsidade ideológica ao omitir informações ao Departamento de Trânsito …

Aumento de bilionários em 2017 poderia acabar com a extrema pobreza por 7 vezes

De toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficaram concentrados nas mãos dos que estão na faixa de 1% mais rica, enquanto a metade mais pobre – o equivalente a 3,7 bilhões de …

230 mini-sismos levantam receios de mega-terremoto nos EUA

Uma “onda” de mini-tremores de terra sacudiu a semana passada no estado norte-americano de Nevada, criando receios de que um grande terremoto esteja prestes a acontecer. Segundo nota o jornal local Reno Gazette Journal, há registro …

Juíza perdoa dívida de R$ 48 mil de pai que largou tudo para cuidar de filho no Paraná

Enquanto milhares de homens abandonam seus filhos deixando toda responsabilidade por conta das mães, em Curitiba, Adolfo Guidi é um verdadeiro exemplo de pai. Tanto que, percebendo isso, uma juíza decidiu até mesmo ajudá-lo em …

Os 5 mais ricos do Brasil concentram a mesma riqueza que metade da população

As cinco pessoas mais ricas do Brasil têm um patrimônio equivalente a metade da população brasileira, informou nesta segunda-feira (22) a organização não-governamental (ONG) Oxfam, salientando que a riqueza dos milionários nacionais cresceu 13% em …