Estudante com paralisia cerebral supera limites e se forma em História na UnB

(dv) Luiz Garcia

Luiz Garcia e a família na formatura

A capacidade de superação de algumas pessoas chega a ser inspiradora e este é justamente o caso do jovem Luiz Garcia. Aos 30 anos, o diagnóstico de paralisia cerebral, dislexia e ainda baixa visão e limitação motora não foram o bastante para impedi-lo de realizar o sonho de se formar em uma universidade.

No último mês, ele recebeu o diploma em História na Universidade de Brasília (UnB).

Os cinco anos de curso foram desafiadores e, por conta da dislexia e da baixa visão devido à paralisia cerebral, Luiz precisou de ajuda dos pais para ler apostilas e transcrever o conteúdo aprendido em sala de aula que era armazenado em áudio por ele e pelos colegas.

A tecnologia ajudou bastante também, já que aprendeu a usar um software que escreve tudo o que ele dita. No entanto, seu pai também merece créditos, pois quando precisou entregar trabalhos, foi ele quem transcreveu muitos deles.

Desempregados, os pais de Luiz são tão esforçados quanto ele e, para gerar renda para família e, ainda estar perto para atender às necessidades do filho, decidiram vender marmitas no campus da faculdade.

A atitude facilitou muito a vida do estudante, pois, como não tem sustentação nas mãos e nas pernas e se move em cadeira de rodas, precisa de ajuda para tarefas básicas como comer e ir ao banheiro.

Luiz não pretende parar de estudar e o próximo objetivo é cursar jornalismo. No próximo ano vai tentar a aprovação em outra instituição pública – a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DEIXE UMA RESPOSTA:

Modelo francesa se torna a primeira “playmate” transgênero da história da Playboy

A modelo francesa Ines Rau ganhou espaço nas páginas centrais da revista Playboy. Além de exibir suas curvas sem pudor, ela fez história ao se tornar a primeira “playmate” transgênero da história da revista. Ines não …

Poluição mata mais pessoas no mundo do que a guerra, a violência e a fome

Uma morte em cada seis ocorridas no mundo em 2015 esteve ligada à poluição, essencialmente à poluição do ar, mas também da água e dos locais de trabalho, segundo um estudo publicado na última sexta-feira …

Aplicativo para celular detecta sinais precoces do Mal de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores portugueses participa de um projeto europeu que detecta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença. O Parkinson é uma doença sutil e difícil de detectar. Os exames não …

Combate "fatal" entre robôs gigantes vira "aposta esportiva" do futuro

Como se fossem protagonistas da saga cinematográfica "Transformers", robôs humanoides gigantes se enfrentaram pela primeira vez em um duelo "fatal" em um projeto que pretende se transformar em uma modalidade esportiva com milhões de seguidores. Esse …

Putin revela há algo ainda “mais perigoso que uma bomba nuclear”

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo no sábado (21) a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, celebrado na Rússia entre os dias 22 e 14 de outubro. Seja …

Parada LGBT+ de Copacabana recorre a financiamento coletivo

Os organizadores da Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Copacabana recorreram a uma ferramenta de financiamento coletivo na internet para compensar a crise enfrentada em 2017, enquanto negociam o patrocínio de apoiadores …

Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem deficit

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é …

PF indicia ex-presidente do BNDES e Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) concluiu inquérito da Operação Acrônimo e indiciou oito pessoas, entre as quais o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e a primeira-dama de Minas Gerais, …

Coordenadora que convenceu aluno a parar de atirar em Goiânia: "Não tive medo"

A coordenadora que convenceu o adolescente de 14 anos a parar de atirar contra a turma disse neste domingo (22) ao Fantástico que não teve medo de abordar o aluno no Colégio Goyases, em Goiânia, …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer lugar em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos para …