Ministra da Saúde de Macron vai disputar prefeitura de Paris em batalha de mulheres

Yoan Valat / EPA

Agnès Buzyn, ministra da Saúde francesa

O partido presidencial francês e seus aliados centristas encontraram neste domingo (16) na ministra da Saúde, Agnès Buzyn, 58, a sucessora ideal para Benjamin Griveaux.

O candidato de Emmanuel Macron ao cargo de prefeito de Paris renunciou à disputa após escândalo sexual recente. Agnès Buzyn é uma médica reputada, e nora da mítica Simone Veil (1927-2017), autora da lei que legalizou o aborto na França.

“Entro na disputa para vencer”, anunciou Agnès Buzyn. Benjamin Griveaux se encontrava em terceiro lugar nas pesquisas, atrás da prefeita socialista Anne Hidalgo e de Rachida Dati, do partido de direita Os Republicanos (LR).

A ministra, membro do partido presidencial A República em Marcha (LREM), deixará o governo assim que o seu nome for aprovado pelas instâncias do partido. Buzyn deixa o ministério com a imagem desgastada por uma greve sem precedentes no setor da saúde, devido à redução de orçamento e cortes no sistema público de saúde.

A saída de Griveaux, na última sexta-feira, foi provocada pela divulgação de um vídeo de caráter sexual. O escândalo causou uma onda de choque político, colocando o partido presidencial diante de um dilema, tendo que encontrar com urgência um substituto. O primeiro e segundo turnos das eleições municipais de Paris estão marcados para 15 e 22 março.

A maioria presidencialista se viu diante de outro imperativo: agir rapidamente para impedir que o caso Griveaux parasitasse todos os assuntos, inclusive a reforma previdenciária. A polêmica, vista nas ruas durante um conflito social excepcionalmente longo, chega nesta segunda-feira (17) à Assembleia Nacional, onde uma nova batalha épica será travada.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …