Capixaba leva comida em sua bicicleta para ajudar pessoas em situação de rua

Há histórias de pessoas que continuam a lutar pelos seus sonhos, sem desistir diante dos obstáculos em sua frente. E são ainda mais especiais quando elas contam a importância de ajudar o próximo. Luiz Felipe Xavier, de 20 anos, é o protagonista desta que contaremos. Ele é um capixaba que trabalha desde os nove anos de idade vendendo doces em Vitória, capital do Espírito Santo.

Aos 12 anos, um sonho muito forte nasceu em seu coração: viajar para os Estados Unidos. Sem condições de arcar com o sonho, ele começou a trabalhar dobrado para juntar dinheiro. “Comecei a vender trufas, balas, picolés, chup-chup de cachaça, empadas, caldos, terra de quintal, churrasco e também água e caneta em concurso público”, explica.

Apenas em 2015 o sonho se tornou realidade e ele embarcou para o país. Porém, Luiz se decepcionou por não conseguir ter aproveitado muito a viagem, já que não falava inglês. Ele então teve a ideia de voltar para o Brasil e investir em um intercâmbio.

Na época, ele procurou cursos de intercâmbio e viu que a despesa total ficaria em torno de R$ 40 mil. Foi então que ele teve a ideia de fazer um trabalho social em algum país africano de língua inglesa e assim unir duas coisas que ele sempre quis: ajudar os mais necessitados e também aprender o idioma.

Ele descobriu a World Child Care Vision, uma ONG que procura ajudar as crianças da Uganda em questões básicas, como levá-las para a escola, conseguir remédios e material escolar gratuitos e tirar bichos de seus pés (muito comum em locais onde é raro ver alguém com sapatos). Ela foi criada por um refugiado, Akeem Kafumba Maombi.

Luiz Felipe ganharia a hospedagem, mas teria que arcar com os demais gastos, como alimentação e passagem. Ele ainda está tentando conseguir levar doações como brinquedos e remédios.

Para conseguir arrecadar o dinheiro, além do trabalho de vender doces, ele teve uma ideia que também ajudaria o próximo, dessa vez no sentido de conscientizar as pessoas.

Luiz criou o projeto “O Menino das Cobras”. Com suas duas jiboias legalizadas, ele entrava nos ônibus da cidade vestido de índio e falava sobre conscientização ambiental, tráfico de animais, e a importância da valorização da nossa cultura.

Ele também aproveitava para explicar o seu sonho de ir para Uganda e pedia a contribuição dos passageiros. “Um dia uma moça no ônibus me perguntou por qual motivo eu precisava ir tão longe para ajudar as pessoas, sendo que tanta gente ao meu redor passava necessidades. Isso me fez parar pra pensar”, explica.

Foi daí que Luiz, não satisfeito em apenas ajudar futuramente as crianças na África, criou o projeto Vamos de bike?, em que, desde 2015, o capixaba leva comida de bicicleta para pessoas em situação de rua. “Atualmente, são 45 litros de sopa que eu coloco na minha bicicleta”, diz ele.

E no último dia 20 de junho, Dia do Refugiado, ele finalmemente conseguiu comprar sua passagem e embarca em breve para Uganda, onde ficará 10 meses cuidando de crianças.

Atualmente ele está fazendo uma “vakinha” online para comprar remédios, brinquedos e materiais de circo para as crianças em Uganda. Todo dinheiro arrecadado será usado para compra de materiais didáticos e remédios.

Futuramente ele também pretende abrir um instituto para que pessoas em situação de rua aprendam a cuidar de cães e gatos, com cursos como os de banho e tosa, facilitando a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho.

“Toda a minha vida agora é voltada para os meus projetos de ajudar as outras pessoas. Por exemplo, hoje eu não penso mais em ter um bom carro, uma casa. A minha maior ambição na vida é ver um mundinho um pouco melhor e mais justo”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …