Cartão postal de uma Paris sem turistas, Torre Eiffel reabre ao público

Hostelworld.com

Torre Eiffel, Paris (Franca)

Paris sentiu falta da efervescência do seu principal cartão postal. Depois de mais de três meses fechada pela pandemia de coronavírus, a Torre Eiffel reabriu suas portas para os visitantes nesta quinta-feira (25), com atrações reduzidas e medidas rígidas de segurança sanitária.

A reabertura acontece em um contexto de preocupação com a possibilidade de uma segunda onda de contágios pela Covid-19 atingir a Europa, que aliviou a quarentena com a queda brusca das infecções e a chegada do verão.

Uso de máscara e desinfecção das mãos obrigatórios, distanciamento social controlado, limitação do número de pessoas com reserva prévia do horário.

Os parisienses já se acostumaram a adotar essas medidas de proteção contra o vírus, desde que a França afrouxou a quarentena, no início de junho. A maior diferença agora é poder frequentar a “Dama de Ferro” sem os milhares de turistas que lotam o monumento todos os dias, em tempos normais.

A atendente Cintia, 31 anos, sentiu a diferença. “As fronteiras externas ainda estão fechadas, mas estamos felizes e preparados para receber todo mundo de novo. Agora, está mais tranquilo para visitar”, afirma a brasileira que já trabalhava na Torre Eiffel antes da pandemia, em uma banquinha de sorvetes.

As fronteiras europeias reabriram na semana passada, porém o movimento turístico permanece fraco. A ocasião se transforma em um privilégio raro para os moradores da região parisiense – embora o ápice da visita, a subida até o topo da Torre Eiffel, ainda tenha de esperar um pouco mais para voltar a acontecer.

O casal Aurélien e Alexandra mora em Paris e aproveita a oportunidade de conhecer a Torre Eiffel sem milhares de turistas em volta. “É muito agradável. Não precisamos nos apressar para nada”, diz o cinegrafista Aurélien, 31 anos.

“Estamos acostumados a vir com amigos estrangeiros que não conhecem, mas hoje temos a chance de tê-la quase só para nós. Podemos tomar nosso tempo para prestar mais atenção na arquitetura e admirar os monumentos lá embaixo”, afirma a assistente de filmagens Alexandra, 30 anos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …