Cartão postal de uma Paris sem turistas, Torre Eiffel reabre ao público

Hostelworld.com

Torre Eiffel, Paris (Franca)

Paris sentiu falta da efervescência do seu principal cartão postal. Depois de mais de três meses fechada pela pandemia de coronavírus, a Torre Eiffel reabriu suas portas para os visitantes nesta quinta-feira (25), com atrações reduzidas e medidas rígidas de segurança sanitária.

A reabertura acontece em um contexto de preocupação com a possibilidade de uma segunda onda de contágios pela Covid-19 atingir a Europa, que aliviou a quarentena com a queda brusca das infecções e a chegada do verão.

Uso de máscara e desinfecção das mãos obrigatórios, distanciamento social controlado, limitação do número de pessoas com reserva prévia do horário.

Os parisienses já se acostumaram a adotar essas medidas de proteção contra o vírus, desde que a França afrouxou a quarentena, no início de junho. A maior diferença agora é poder frequentar a “Dama de Ferro” sem os milhares de turistas que lotam o monumento todos os dias, em tempos normais.

A atendente Cintia, 31 anos, sentiu a diferença. “As fronteiras externas ainda estão fechadas, mas estamos felizes e preparados para receber todo mundo de novo. Agora, está mais tranquilo para visitar”, afirma a brasileira que já trabalhava na Torre Eiffel antes da pandemia, em uma banquinha de sorvetes.

As fronteiras europeias reabriram na semana passada, porém o movimento turístico permanece fraco. A ocasião se transforma em um privilégio raro para os moradores da região parisiense – embora o ápice da visita, a subida até o topo da Torre Eiffel, ainda tenha de esperar um pouco mais para voltar a acontecer.

O casal Aurélien e Alexandra mora em Paris e aproveita a oportunidade de conhecer a Torre Eiffel sem milhares de turistas em volta. “É muito agradável. Não precisamos nos apressar para nada”, diz o cinegrafista Aurélien, 31 anos.

“Estamos acostumados a vir com amigos estrangeiros que não conhecem, mas hoje temos a chance de tê-la quase só para nós. Podemos tomar nosso tempo para prestar mais atenção na arquitetura e admirar os monumentos lá embaixo”, afirma a assistente de filmagens Alexandra, 30 anos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …