Torre Eiffel é fechada após homem escalar monumento

Dietmar Feichtinger Architectes

A Torre Eiffel foi evacuada e fechada nesta segunda-feira (20/05) após um homem ser visto escalando o monumento, que é um dos ícones de Paris. Ainda não se sabe como o escalador conseguiu furar o bloqueio de segurança.

Segundo uma porta-voz da empresa que administra o ponto turístico, funcionários avistaram no início da tarde um homem agarrado à estrutura da Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados do mundo, o que levou à evacuação e ao posterior fechamento da mesma. O homem teria começado a escalar a torre a partir do segundo andar da estrutura.

Os bombeiros e a polícia se deslocaram até o local e interditaram os arredores da torre para facilitar a intervenção. Além do monumento, a esplanada embaixo dele e grande parte do parque Champ de Mars também foram evacuados.

A polícia tentou fazer contato com o homem, mas ainda não se sabe os motivos que o levaram a escalar a estrutura de ferro. Por volta das 17h30 (horário local), bombeiros tentavam alcançar o homem que vestia uma jaqueta preta. Depois de seis horas de negociação, o homem foi detido pelas autoridades. A identidade do escalador não foi divulgada. O monumento voltará a abrir na terça-feira.

A torre já foi alvo de escaladores diversas vezes, os quais esperam se vangloriar por ter escalado um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Em outubro de 2017, um jovem se aventurou pelas vigas e ameaçou se jogar antes de a polícia convencê-lo a descer. Em 2012, um britânico conseguiu chegar ao topo do monumento antes de se suicidar.

A torre tem 324 metros de altura, o equivalente a um prédio de 81 andares, e é a estrutura mais alta de Paris. A cada ano, quase 7 milhões de pessoas visitam a torre, que completou 130 anos na semana passada. Os dois primeiros andares podem ser acessados por escadas ou elevador, e chegar ao deque de observação só é possível com elevadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …