Torre Eiffel é fechada após homem escalar monumento

Dietmar Feichtinger Architectes

A Torre Eiffel foi evacuada e fechada nesta segunda-feira (20/05) após um homem ser visto escalando o monumento, que é um dos ícones de Paris. Ainda não se sabe como o escalador conseguiu furar o bloqueio de segurança.

Segundo uma porta-voz da empresa que administra o ponto turístico, funcionários avistaram no início da tarde um homem agarrado à estrutura da Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados do mundo, o que levou à evacuação e ao posterior fechamento da mesma. O homem teria começado a escalar a torre a partir do segundo andar da estrutura.

Os bombeiros e a polícia se deslocaram até o local e interditaram os arredores da torre para facilitar a intervenção. Além do monumento, a esplanada embaixo dele e grande parte do parque Champ de Mars também foram evacuados.

A polícia tentou fazer contato com o homem, mas ainda não se sabe os motivos que o levaram a escalar a estrutura de ferro. Por volta das 17h30 (horário local), bombeiros tentavam alcançar o homem que vestia uma jaqueta preta. Depois de seis horas de negociação, o homem foi detido pelas autoridades. A identidade do escalador não foi divulgada. O monumento voltará a abrir na terça-feira.

A torre já foi alvo de escaladores diversas vezes, os quais esperam se vangloriar por ter escalado um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Em outubro de 2017, um jovem se aventurou pelas vigas e ameaçou se jogar antes de a polícia convencê-lo a descer. Em 2012, um britânico conseguiu chegar ao topo do monumento antes de se suicidar.

A torre tem 324 metros de altura, o equivalente a um prédio de 81 andares, e é a estrutura mais alta de Paris. A cada ano, quase 7 milhões de pessoas visitam a torre, que completou 130 anos na semana passada. Os dois primeiros andares podem ser acessados por escadas ou elevador, e chegar ao deque de observação só é possível com elevadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …