Casal de homossexuais é açoitado em público na Indonésia

Esta terça-feira (23), dois indonésios homossexuais foram açoitados 83 vezes cada um depois de terem sido condenados por um tribunal islâmico da província de Aceh por terem mantido relações sexuais.

Os dois homens, de 20 e 23 anos, foram detidos em março, na sequência das suspeitas de ‘vigilantes’ que decidiram tentar apanhar o casal tendo relações sexuais. Inicialmente, foram condenados a receber 85 chicotadas, mas o número foi reduzido para 83 porque estiveram presos por dois meses.

Segundo a BBC, os indonésios foram açoitados em público, em um palco montado no exterior uma mesquita, e vários homens se revezaram para atingir o casal de homossexuais com uma vara.

O palco foi cercado por uma multidão que gritava “que seja uma lição para vocês”, e pedia para os homens serem machucados “com mais força”. Alguns dos presentes tinham cartazes que pediam que lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais fossem banidos da comunidade, e outros filmaram a aplicação da pena com celulares.

Fazer sexo com alguém do mesmo gênero não é ilegal na maior parte da Indonésia, mas é um crime em Aceh, a única região do país regida pela sharia, a lei islâmica. A província indonésia foi autorizada a ter seu próprio sistema legal há mais de uma década e, desde então, tem se tornado cada vez mais conservadora.

Vários grupos de defesa de direitos humanos criticam as atitudes “cruéis, desumanas e degradantes” contra pessoas que mantêm relações com alguém do mesmo sexo. A Anistia Internacional disse que todos os humanos têm direito à privacidade e a manter relações consensuais com outra pessoa.

A organização afirmou que o açoitamento pode ser considerado um tipo de tortura e apelou às autoridades de Aceh para que abandonem este método.

A Indonésia tem um histórico de tolerância à homossexualidade, mas vários casos recentes em outras regiões parecem revelar um aumento da hostilidade em relação à comunidade LGBT no país.

No início do mês, a polícia prendeu 14 pessoas na cidade de Surabaya por supostamente organizarem uma festa gay, e forçou-as a realizar testes de HIV.

Na segunda-feira, 141 homens foram presos em uma sauna gay em Jacarta, capital da Indonésia, por supostamente terem “violado as leis de pornografia”.

Ciberia // ZAP / BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …