Alerta de erupção de vulcão deixa quase 100 mil pessoas fora de casa na Indonésia

jesse / Flickr

Vulcão Agung, em Bali, na Indonésia

A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia (BNPB) elevou nesta quarta-feira (27) para 96 mil o número de deslocados por causa do alerta máximo de erupção do Vulcão Agung, na ilha de Bali, e advertiu que essa quantidade continuará crescendo por conta do medo da população.

Conforme o organismo, o número de deslocados já superou o de residentes, 62 mil, na zona de segurança estabelecida pelas autoridades em um raio que abrange de nove a doze quilômetros ao redor da cratera.

“As pessoas fora da zona de perigo também foram para os refúgios porque não sabem a posição exata da área proibida. Além disso, existem os fatores psicológicos do perigo de erupção”, explicou o diretor de informação da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho.

Hoje, as autoridades começaram a colocar sinalizações para indicar a zona que deve ser evitada e sirenes móveis com alcance de até dois quilômetros para alertar à população.

Quem saiu de casa está abrigado em um dos 430 centros de acolhimento de Bali. Por enquanto, não existem complicações humanitárias graves, mas hoje a Cruz Vermelha advertiu à EFE que no futuro “pode haver um grande problema”.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos, que emitiu o alerta nível 4, o máximo, acompanha o registro da atividade vulcânica, que inclui dois terremotos superiores à magnitude 4 nas últimas 48 horas. Um posto de observação a doze quilômetros de Agung controla a energia térmica e o volume do vulcão.

O ministro de Transporte da Indonésia, Budi Karya Sumadi, disse que, em caso de uma erupção, dez aeroportos estão habilitados para desviar os aviões destinados ao Aeroporto Internacional de Ngurah Rai, o principal de Bali. A nuvem cinza de uma erupção poderia afetar 5 mil passageiros, segundo ele.

Por outro lado, as autoridades do país mantêm a informação de que não há perigo para os turistas se estão fora da zona proibida e que, por enquanto, o Ngurah Rai está operando normalmente.

Na última quinta, o BNPB indicou que a atividade do vulcão é semelhante à registrada antes da erupção de 1963. Na ocasião, 1.100 pessoas morreram.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia e recebe cerca de 200 mil visitantes estrangeiros todos os meses, segundo dados oficiais. O arquipélago faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica e que é sacudida por milhares de tremores por ano, a maioria de baixa magnitude.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …