Celulares da Huawei ficarão sem Facebook, WhatsApp e Instagram

Facebook proibiu a instalação preliminar de seus aplicativos em smartphones do gigante tecnológico chinês, que luta para manter seu negócio à tona diante da proibição dos EUA de comprar peças e software americanos.

Segundo informa a agência Reuters, a interdição só vai abranger os novos celulares da companhia. Os usuários dos celulares que já estão em funcionamento não terão esse problema. Se agora eles não têm esses aplicativos, podem baixá-los do Google Playstore.

A agência não informa sobre a data de entrada em vigor das interdições do Facebook. Os representantes da Huawei não comentaram a situação.

Google, Intel, Broadcom e outros grandes fabricantes anunciaram a cessação da colaboração com o gigante chinês depois de os EUA o colocarem na lista negra que não lhe permite adquirir componentes e tecnologias de produtores americanos.

Segundo declarou o especialista em questões jurídicas da companhia, Song Liuping, a utilização de todos os instrumentos possíveis e do poder do Estado para reprimir a Huawei significa que o mesmo pode acontecer com qualquer ramo da economia e com qualquer empresa.

Google teria avisado EUA sobre riscos de vetar Huawei

A Google argumenta que uma versão modificada do Android pela Huawei seria mais vulnerável aos ataques de hackers. A empresa alertou a administração de Trump de que a proibição sobre a Huawei coloca a segurança nacional dos EUA em risco, já que essa decisão fará com que a empresa chinesa crie um sistema operacional inseguro, informa o Financial Times.

Recentemente, diversas empresas como Google, Intel, Broadcom, Qualcomm, ARM, entre outras, suspenderam suas atividades comerciais com a empresa chinesa, seguindo ordens do Departamento de Comércio dos EUA.

Entretanto, foi informado que atualmente os executivos da Google estão pressionando os funcionários norte-americanos para desfazerem a proibição ou para que seja emitida uma nova licença temporária para a empresa chinesa.

Por sua vez, o presidente da Huawei, Richard Yu, afirmou que a empresa chinesa conta com um “plano B”, caso não possa utilizar os sistemas operacionais norte-americanos. Com isso, a empresa estaria planejando colocar em funcionamento o sistema Hongmeng, que é um sistema operacional próprio da empresa chinesa, para substituir o Android da Google.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …