Huawei vai montar a internet 5G na Rússia

Yuri Kochetkov / EPA

Xi Jinping, Vladimir Putin

A empresa de telecomunicações russa MTC e a chinesa Huawei assinaram um acordo sobre o lançamento e desenvolvimento de redes 5G no país, com a presença do presidente Vladimir Putin.

A MTS, maior operadora de telefonia móvel da Rússia, e a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei, assinaram um acordo sobre o desenvolvimento de tecnologias 5G e lançamentos piloto de redes de comunicação de quinta geração na Rússia em 2019-2020.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Kremlin, em nível intergovernamental, na presença do presidente russo, Vladimir Putin, e do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, na véspera do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

O relatório observa que, como parte do acordo, as empresas desenvolveram um plano de ação para 2019-2020, incluindo a introdução de tecnologias e soluções 5G e a Internet das Coisas (IoT) na infraestrutura da MTS e o desenvolvimento da rede LTE comercial da operadora para o nível 5G. O lançamento de zonas de teste e redes piloto 5G incluem vários casos de uso, inclusive infra-estrutura.

“Hoje, com o acordo de desenvolvimento do 5G, nossa parceria está atingindo um novo nível – não apenas impulsionamos a cooperação estratégica das duas empresas de alta tecnologia, criando uma base para o uso comercial de redes 5G na Rússia em um futuro próximo, mas também contribuindo para o desenvolvimento de relações econômicas entre a Rússia e a China “, disse o presidente do MTS, Alexei Corney.

“O fato de o presidente da Rússia e o presidente da China estarem presentes na cerimônia prova mais uma vez o quanto essas parcerias tecnológicas são importantes para a Rússia e a China. A Huawei tem uma vasta experiência no desenvolvimento de redes de quinta geração, liderando a corrida por essa tecnologia”, disse o presidente da Huawei, Guo Ping.

“A empresa chinesa conta com 16 mil patentes registradas no campo de 5G. Esperamos que nossos esforços conjuntos com a MTS tragam a era 5G em breve para a Rússia “, acrescentou Guo Ping.

Há duas semanas atrás, em 22 de maio, veio a público a notícia da oferta da estatal russa Rostec, que atua nos setores de aviação, eletrônicos e armamento, para atrair estrangeiros no desenvolvimento de redes 5G na Rússia.

A subsidiária da corporação, o Centro Nacional de Informatização (NCI), preparou um roteiro no qual afirmou a necessidade de cooperar nesta questão com a ZTE, Cisco e outras empresas estrangeiras para o desenvolvimento de tecnologias móveis.

A VimpelCom (Beeline) também irá desenvolver o 5G na Rússia, juntamente com a Huawei. É a segunda maior operadora de telefonia móvel e terceira maior operadora de telecomunicações da Rússia, MegaFon, havia assinado anteriormente um memorando sobre cooperação estratégica no desenvolvimento de redes 5G com a Nokia.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma vez o progresso acima de tudo!!!
    E essas radio-frequencias não farão mais mal ainda pro ser Humano, animais e plantas do que já fazem hoje com o 4G?
    Quero ver se pessoas com câncer de cerebro começarem a colocar as empresas de 5G na justiça, o que vai dar!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quentin Tarantino diz que seu Star Trek será um “Pulp Fiction no espaço”

O cineasta ainda não sabe se ele fará o filme, mas se diz empolgado com o material. Se o projeto for produzido, terá classificação indicativa para maiores, e será um Pulp Fiction no espaço. As …

EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Netflix lança jogo com a 3ª temporada de Stranger Things e expande universo da série

A Netflix estreou, no início de julho, a 3ª temporada do bem-sucedido seriado Stranger Things. Com temas e referências dos anos 80 e 90, a produção é um dos maiores sucessos de audiência que a …

Alemanha aprova obrigatoriedade de vacina contra sarampo

Governo dá luz verde para lei que prevê multa de até 2,5 mil euros para pais que não vacinarem filhos em idade escolar contra sarampo. Obrigatoriedade se estende a adultos que trabalham em creches e …

Trump sugere que congressistas "extremistas" deixem os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom de suas críticas a quatro congressistas liberais do Partido Democrata, menosprezando a repercussão negativa da série de comentários considerados racistas feitos por ele nos últimos …

Nanodispositivo controlará qualidade da comida e melhorará diagnóstico médico

Uma equipe composta por cientistas de três países criou um novo tipo de sensor que pode revolucionar uma série de áreas da atividade humana, principalmente a biomedicina. No artigo, publicado na revista Advanced Functional Materials, os …

Bióloga da vida selvagem observa água-viva do tamanho de um ser humano

Durante um mergulho na costa de Cornwall, na Inglaterra, a bióloga Lizzie Daly e o operador de câmera subaquático Dan Abbott se depararam com uma inacreditável água-viva gigante, da espécie Rhizostoma pulmo. Daly e Abbott avistaram …

Elon Musk revela seus planos para hackear cérebros humanos

Uma das empresas do multi-empresário Elon Musk, a Neuralink, está trabalhando em uma tecnologia inovadora baseada em “fios” ou eletrodos que serão implantados no cérebro humano. O objetivo de tal tecnologia? Conectar nossos cérebros a potenciais …

Procuradoria francesa acusa Air France por queda de avião em 2009

Dez anos após a queda do voo AF447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, a Procuradoria da capital francesa acusou a companhia aérea Air France pelo acidente, que provocou a morte …

OMS declara emergência internacional no Congo devido a ebola

Caso registrado numa das maiores cidades do país acende alerta da Organização Mundial de Saúde. Epidemia já deixou mais de 1,6 mil mortos em menos de um ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta …