Huawei vai montar a internet 5G na Rússia

Yuri Kochetkov / EPA

Xi Jinping, Vladimir Putin

A empresa de telecomunicações russa MTC e a chinesa Huawei assinaram um acordo sobre o lançamento e desenvolvimento de redes 5G no país, com a presença do presidente Vladimir Putin.

A MTS, maior operadora de telefonia móvel da Rússia, e a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei, assinaram um acordo sobre o desenvolvimento de tecnologias 5G e lançamentos piloto de redes de comunicação de quinta geração na Rússia em 2019-2020.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Kremlin, em nível intergovernamental, na presença do presidente russo, Vladimir Putin, e do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, na véspera do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

O relatório observa que, como parte do acordo, as empresas desenvolveram um plano de ação para 2019-2020, incluindo a introdução de tecnologias e soluções 5G e a Internet das Coisas (IoT) na infraestrutura da MTS e o desenvolvimento da rede LTE comercial da operadora para o nível 5G. O lançamento de zonas de teste e redes piloto 5G incluem vários casos de uso, inclusive infra-estrutura.

“Hoje, com o acordo de desenvolvimento do 5G, nossa parceria está atingindo um novo nível – não apenas impulsionamos a cooperação estratégica das duas empresas de alta tecnologia, criando uma base para o uso comercial de redes 5G na Rússia em um futuro próximo, mas também contribuindo para o desenvolvimento de relações econômicas entre a Rússia e a China “, disse o presidente do MTS, Alexei Corney.

“O fato de o presidente da Rússia e o presidente da China estarem presentes na cerimônia prova mais uma vez o quanto essas parcerias tecnológicas são importantes para a Rússia e a China. A Huawei tem uma vasta experiência no desenvolvimento de redes de quinta geração, liderando a corrida por essa tecnologia”, disse o presidente da Huawei, Guo Ping.

“A empresa chinesa conta com 16 mil patentes registradas no campo de 5G. Esperamos que nossos esforços conjuntos com a MTS tragam a era 5G em breve para a Rússia “, acrescentou Guo Ping.

Há duas semanas atrás, em 22 de maio, veio a público a notícia da oferta da estatal russa Rostec, que atua nos setores de aviação, eletrônicos e armamento, para atrair estrangeiros no desenvolvimento de redes 5G na Rússia.

A subsidiária da corporação, o Centro Nacional de Informatização (NCI), preparou um roteiro no qual afirmou a necessidade de cooperar nesta questão com a ZTE, Cisco e outras empresas estrangeiras para o desenvolvimento de tecnologias móveis.

A VimpelCom (Beeline) também irá desenvolver o 5G na Rússia, juntamente com a Huawei. É a segunda maior operadora de telefonia móvel e terceira maior operadora de telecomunicações da Rússia, MegaFon, havia assinado anteriormente um memorando sobre cooperação estratégica no desenvolvimento de redes 5G com a Nokia.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma vez o progresso acima de tudo!!!
    E essas radio-frequencias não farão mais mal ainda pro ser Humano, animais e plantas do que já fazem hoje com o 4G?
    Quero ver se pessoas com câncer de cerebro começarem a colocar as empresas de 5G na justiça, o que vai dar!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …