Cem estrelas desapareceram e os cientistas não eliminaram os alienígenas como possíveis culpados

NASA

Estrelas, quando morrem, fazem um certo estardalhaço. Esses eventos são conhecidos como supernovas e são bem visíveis no céu. Mas e quando estrelas não morrem, e sim simplesmente desaparecem? Isso pode ter acontecido e, mais importante ainda, pode ser um sinal da presença de alienígenas.

Um projeto chamado VASCO, envolvendo uma equipe de aproximadamente 20 astrônomos e astrofísicos, comparou uma série de imagens do céu tiradas pelo Observatório Naval dos EUA (USNO) a partir de 1949 com observações do Telescópio Panorâmico Pan-STARRS entre 2010 e 2014.

VASCO é uma sigla em inglês para “fontes que desaparecem e aparecem durante um século de observações” – ou seja, o objetivo dessa pesquisa era descobrir objetos que desapareciam misteriosamente no céu. E pelo menos 100 deles foram identificados.

Esses eventos – fontes de luz obscurecidas – podem representar flashes de curta duração ou, possivelmente, o desaparecimento de um corpo celestial como uma estrela.

Enquanto as potenciais implicações são preliminares, resultados futuros podem ser relevantes para a astronomia e para a busca por inteligência extraterrestre.

De acordo com uma das autoras do novo estudo, Beatriz Villarroel, pesquisadora do Instituto Nórdico de Física Teórica, a descoberta pode indicar uma maneira inesperada de as estrelas morrerem, ou talvez a presença de civilizações avançadas capazes de bloquear seu sol com painéis solares.

Utilizando um software para analisar mais de 600 milhões de fontes de luz em ambos os bancos de dados, os pesquisadores chegaram a 150 mil candidatos que pareciam ter desaparecido.

Desses, os cientistas selecionaram os 24 mil candidatos mais promissores. Em seguida, examinaram esses candidatos mais de perto para eliminar possíveis defeitos de câmera e outros incidentes similares, o que resultou em 100 fontes de luz que sumiram misteriosamente.

Se novas observações confirmarem que os desaparecimentos representam eventos astronômicos reais, eles podem cair em duas categorias – naturais ou extraterrestres.

Esses “desaparecimentos” podem ser eventos comuns representados por breves flashes, como explosões de anãs vermelhas, estrelas variáveis abaixo da sensibilidade do Pan-STARRS, resíduo de uma explosão de raios gama, entre outros.

Existem ainda explicações naturais menos comuns, como a “supergigante vermelha”, ou uma estrela que pula a fase de supernova e entra em colapso diretamente em um buraco negro. Os cientistas pensam que essas mortes sem explosão são bastante raras, de forma que seria um pouco mais difícil de explicar os flashes com elas.

Por fim, podemos descobrir novos fenômenos naturais antes desconhecidos. Uma vez que tudo isso for excluído, aí sim podemos considerar aliens – afinal, uma teoria astronômica amplamente debatida é a da existência de sociedades extraterrestres avançadas que tenham conhecimento suficiente para captar luz e energia de estrelas, bloqueando-as totalmente de nossa visão.

O próximo passo dos cientistas é continuar vasculhando os 150 mil possíveis candidatos, bem como divulgar os dados publicamente para que astrônomos amadores possam visualizá-los e ajudar os cientistas a entendê-los.

O lançamento de um novo grande telescópio de pesquisa sinóptica, no final de 2022, também deve acelerar a busca por esses objetos “transitórios”, ou seja, que desaparecem no céu noturno.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …