Chefe da UE é esnobada em encontro com Presidente turco

Stephanie Lecocq / EPA

Ursula von der Leyen e Charles Michel no Conselho Europeu

Três líderes, duas cadeiras: presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen é deixada sem poltrona em reunião com Erdogan. Caso desagrada a UE, gera constrangimento diplomático e levanta debate sobre sexismo.

Questões sobre igualdade de gênero se tornaram o foco das atenções em Bruxelas nesta quarta-feira (07/04), um dia depois de uma das autoridades mais poderosas da União Europeia (UE) ter sido tratada como uma figura de segundo escalão durante uma visita à capital turca, Ancara.

O episódio aconteceu durante um encontro com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na terça-feira, quando Ursula von der Leyen, chefe da Comissão Europeia, foi relegada a um sofá. Enquanto isso, seu colega Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, tinha para si uma cadeira reservada ao lado do líder turco.

Um vídeo do encontro mostra Von der Leyen perplexa quando Erdogan e Michel ocupam as duas únicas cadeiras dispostas em frente às bandeiras da UE e da Turquia. “Ehm”, murmurou a ex-ministra da Defesa alemã, estendendo os braços em um gesto de decepção.

Por fim, ela se sentou em um sofá um pouco mais longe de seus colegas, em frente ao ministro das Relações Exteriores da Turquia – alguém abaixo dela na hierarquia do protocolo diplomático.

Uma questão de gênero?

Batizado nas redes sociais de #sofagate, o incidente diplomático levou a especulações de sexismo ou de uma afronta proposital contra a comissão.

A legisladora europeia Sophie in ‘t Veld, por exemplo, postou fotos de encontros anteriores entre os antecessores de Michel e Von der Leyen e Erdogan, sempre com o trio de homens sentados em cadeiras um ao lado do outro, em sinal de igualdade.

“E não, não foi uma coincidência, foi deliberado”, escreveu Veld no Twitter, questionando ainda por que Michel permaneceu “em silêncio” diante da situação.

A gafe se desenrolou num encontro que tratou, entre outros temas, justamente dos direitos das mulheres, à luz da retirada da Turquia da Convenção de Istambul, um tratado internacional que visa prevenir a violência contra a mulher.

“A presidente ficou claramente surpresa”

Como presidente da Comissão Europeia, Von der Leyen é a chefe do Executivo da UE. Michel, presidente do Conselho Europeu, representa os governos dos Estados-membros. Bruxelas espera que ambos sejam tratados com o protocolo reservado a um chefe de governo.

“A presidente ficou claramente surpresa”, disse seu porta-voz, Eric Mamer, a repórteres na quarta-feira, acrescentando que Von der Leyen havia pedido à sua equipe “que faça todos os contatos apropriados” para garantir que isso não ocorra novamente.

“O importante é que a presidente deveria ter se sentado exatamente da mesma maneira que o presidente do Conselho Europeu e o presidente turco”, afirmou o porta-voz. “Ela decidiu prosseguir, no entanto, priorizando a substância em vez do protocolo, mas permitam-me salientar que a presidente espera que a instituição que ela representa seja tratada com o protocolo exigido.”

Questionado sobre se a Comissão Europeia considerava o incidente especificamente relacionado ao gênero, Mamer disse que Von der Leyen viajou para Ancara como presidente de uma instituição da UE, e “ser homem ou mulher não muda nada no fato de que ela deveria ter se sentado de acordo com os mesmos arranjos de protocolo que os outros dois participantes”.

“Ela aproveitou a oportunidade para abordar especificamente a Convenção de Istambul e os direitos das mulheres. Acredito que a mensagem enviada foi clara”, acrescentou o porta-voz.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …