Está explicado por que as crianças correm o dia todo (e não ficam cansadas)

Um novo estudo revelou por que as crianças conseguem, geralmente, brincar por tanto tempo, quando muitos adultos já se cansaram de correr atrás delas.

De acordo com um novo estudo, publicado na revista científica Frontiers in Physiology, as crianças não só têm músculos resistentes ao cansaço como também se recuperam muito mais rápido de exercícios de alta intensidade, mais rápido até do que muitos atletas.

A pesquisa, realizada por Sébastien Ratel, professor de fisiologia do exercício da Université Clermont Auvergne, na França, e Anthony Blazevich, professor de biomecânica da Universidade Edith Cowan, na Austrália, comparou a produção de energia e as taxas de recuperação pós-exercício de crianças entre os 8 e os 12 anos, adultos que não treinavam nada e atletas com muita resistência durante provas de ciclismo.

“Durante muitas atividades físicas, as crianças podem se cansar mais cedo do que os adultos porque têm uma capacidade cardiovascular limitada, tendem a adotar padrões de movimento menos eficientes e precisam de dar mais passos para percorrer certa distância. A pesquisa mostra que as crianças superaram algumas destas limitações“, explica Ratel, citado pelo Medical Xpress.

Tanto as crianças como o primeiro grupo de adultos que participaram no estudo não faziam atividade física regular. Por outro lado, o último grupo era formado por atletas que praticavam modalidades como triátlon, corrida de longa distância ou ciclismo.

Resultados

Cada grupo foi avaliado em duas formas diferentes de produzir energia. A primeira – aeróbica – usa oxigênio do sangue. A segunda – anaeróbica – não utiliza oxigênio e produz acidose e lactato (muitas vezes conhecido pelo termo incorreto de ‘ácido láctico’), que pode causar fadiga muscular.

A frequência cardíaca dos participantes, os níveis de oxigênio e as taxas de remoção de lactato foram verificados depois das tarefas solicitadas pelos cientistas para ver a rapidez com que os grupos se recuperavam da atividade física.

Em todos os testes, as crianças superaram os adultos que não treinam. “Descobrimos que as crianças usavam mais o metabolismo aeróbico e, portanto, ficavam menos cansadas durante as atividades físicas de alta intensidade”, explicou Ratel.

“Também se recuperavam muito rapidamente – até mais rápido do que os atletas com muita resistência – como demonstrado pela recuperação mais rápida da frequência cardíaca e capacidade de remover o lactato sanguíneo”, acrescenta.

“Isso pode explicar o porquê de as crianças terem a capacidade de brincar, brincar e brincar, muito depois de os adultos já terem se cansado de correr atrás delas“.

Implicações

De acordo com a dupla de cientistas, muitos pais querem sempre saber qual é a melhor forma de desenvolver o potencial atlético dos filhos. “O nosso estudo indica que a resistência muscular é geralmente muito boa nas crianças, por isso é melhor se focarem em outras áreas da aptidão física, como técnica desportiva, velocidade ou força muscular”.

“Essa decisão pode ajudar a otimizar o treino físico das crianças para que tenham não só um melhor desempenho mas também para aproveitarem ainda mais o esporte“.

Além disso, com o aumento das doenças relacionadas ao sedentarismo, “é útil entender as mudanças fisiológicas que ocorrem com o crescimento e que podem contribuir para um maior risco dessas condições”, continua Ratel.

“Nossa pesquisa indica que a aptidão aeróbica, pelo menos no nível muscular, diminui significativamente quando as crianças entram na idade adulta – o que ocorre mais ou menos na altura em que surgem doenças como a diabetes”, justifica.

“Em pesquisas futuras, seria interessante verificar se as mudanças musculares observadas neste estudo estão diretamente relacionadas com o risco de doenças. Mas uma coisa é certa: não deixar fugir a criança que há dentro de nós parece ser muito saudável”.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …