Está explicado por que as crianças correm o dia todo (e não ficam cansadas)

Um novo estudo revelou por que as crianças conseguem, geralmente, brincar por tanto tempo, quando muitos adultos já se cansaram de correr atrás delas.

De acordo com um novo estudo, publicado na revista científica Frontiers in Physiology, as crianças não só têm músculos resistentes ao cansaço como também se recuperam muito mais rápido de exercícios de alta intensidade, mais rápido até do que muitos atletas.

A pesquisa, realizada por Sébastien Ratel, professor de fisiologia do exercício da Université Clermont Auvergne, na França, e Anthony Blazevich, professor de biomecânica da Universidade Edith Cowan, na Austrália, comparou a produção de energia e as taxas de recuperação pós-exercício de crianças entre os 8 e os 12 anos, adultos que não treinavam nada e atletas com muita resistência durante provas de ciclismo.

“Durante muitas atividades físicas, as crianças podem se cansar mais cedo do que os adultos porque têm uma capacidade cardiovascular limitada, tendem a adotar padrões de movimento menos eficientes e precisam de dar mais passos para percorrer certa distância. A pesquisa mostra que as crianças superaram algumas destas limitações“, explica Ratel, citado pelo Medical Xpress.

Tanto as crianças como o primeiro grupo de adultos que participaram no estudo não faziam atividade física regular. Por outro lado, o último grupo era formado por atletas que praticavam modalidades como triátlon, corrida de longa distância ou ciclismo.

Resultados

Cada grupo foi avaliado em duas formas diferentes de produzir energia. A primeira – aeróbica – usa oxigênio do sangue. A segunda – anaeróbica – não utiliza oxigênio e produz acidose e lactato (muitas vezes conhecido pelo termo incorreto de ‘ácido láctico’), que pode causar fadiga muscular.

A frequência cardíaca dos participantes, os níveis de oxigênio e as taxas de remoção de lactato foram verificados depois das tarefas solicitadas pelos cientistas para ver a rapidez com que os grupos se recuperavam da atividade física.

Em todos os testes, as crianças superaram os adultos que não treinam. “Descobrimos que as crianças usavam mais o metabolismo aeróbico e, portanto, ficavam menos cansadas durante as atividades físicas de alta intensidade”, explicou Ratel.

“Também se recuperavam muito rapidamente – até mais rápido do que os atletas com muita resistência – como demonstrado pela recuperação mais rápida da frequência cardíaca e capacidade de remover o lactato sanguíneo”, acrescenta.

“Isso pode explicar o porquê de as crianças terem a capacidade de brincar, brincar e brincar, muito depois de os adultos já terem se cansado de correr atrás delas“.

Implicações

De acordo com a dupla de cientistas, muitos pais querem sempre saber qual é a melhor forma de desenvolver o potencial atlético dos filhos. “O nosso estudo indica que a resistência muscular é geralmente muito boa nas crianças, por isso é melhor se focarem em outras áreas da aptidão física, como técnica desportiva, velocidade ou força muscular”.

“Essa decisão pode ajudar a otimizar o treino físico das crianças para que tenham não só um melhor desempenho mas também para aproveitarem ainda mais o esporte“.

Além disso, com o aumento das doenças relacionadas ao sedentarismo, “é útil entender as mudanças fisiológicas que ocorrem com o crescimento e que podem contribuir para um maior risco dessas condições”, continua Ratel.

“Nossa pesquisa indica que a aptidão aeróbica, pelo menos no nível muscular, diminui significativamente quando as crianças entram na idade adulta – o que ocorre mais ou menos na altura em que surgem doenças como a diabetes”, justifica.

“Em pesquisas futuras, seria interessante verificar se as mudanças musculares observadas neste estudo estão diretamente relacionadas com o risco de doenças. Mas uma coisa é certa: não deixar fugir a criança que há dentro de nós parece ser muito saudável”.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …