“Inventor” da Bitcoin está sendo processado em 1.100.111 bitcoins – e isso é muito dinheiro

As origens da Bitcoin estão envoltas em mistério, mas duas pessoas estão envolvidas na sua mitologia: um programador paraplégico chamado Dave Kleiman, falecido em 2013, e o australiano Craig Wright, que diz ser o criador anônimo da Bitcoin.

Wright está sendo processado pelos detentores do patrimônio de Dave Kleiman em 1.100.111 bitcoins, ou seja, 10 bilhões de dólares em uma ação ligada à propriedade intelectual relacionada com o software utilizado na Bitcoin, de acordo com o processo requerido em um tribunal da Flórida, nos EUA, no dia 14 de fevereiro, citado pela Vice.

O processo, feito em nome de Ira Kleiman – irmão de Dave e representante de seus espólios –, alega que Wright e Kleiman mineravam bitcoins juntos nos primórdios da vida da criptomoeda e que, desde a morte de Kleiman, Wright teria “criado um esquema” para “ficar com as de Dave”.

O processo admite que a quantidade de bitcoins em questão deve ser determinada em juízo – ou seja: Kleiman não tem ideia da quantia que está em jogo.

No entanto, seus advogados contam com informações baseadas nas declarações de Wright. Presume-se que o “inventor” deve a Ira Kleiman até 1 milhão em bitcoins. Ou seja, o processo pode valer entre 300 mil e 1,1 milhão de bitcoins.

Notavelmente, o processo não discorre sobre Kleiman ou Wright – ou ambos – serem os criadores da Bitcoin, limitando-se a comentar que os dois já se conheciam em março de 2008 – a Bitcoin foi publicada em outubro do mesmo ano – e que Dave comentou com o irmão Ira em 2009 que estaria “criando dinheiro digital” com um rico estrangeiro chamado Craig.

O processo alega que Kleiman, Wright e “outros dois indivíduos” conduziram uma transação de Bitcoin no dia 12 de janeiro de 2009, nove dias após o primeiro bloco de dados de transação em Bitcoin ter sido criado por Satoshi Nakamoto, pseudônimo utilizado pelo inventor do Bitcoin.

O processo afirma que a dupla tinha uma empresa com sede na Flórida, chamada W&K Info Defense Research LLC, cujo objetivo era desenvolver tecnologias com base em Bitcoin desde 2011 até a morte de Kleiman, em 2013.

O processo se refere a Wright como “parceiro de negócios” do empreendimento, mas cita Dave Kleiman como “único integrante” da W&K, o que lhe conferia titularidade sobre todas as moedas digitais mineradas sob responsabilidade da empresa.

“Não importa se um deles ou ambos estavam envolvidos na equipe Satoshi ou se eram Satoshi”, comentou Velvel Freedman, um dos dois advogados da Boies Schiller Flexner LLP, responsáveis pelo processo. “O importante é o que está claro a partir das declarações de Craig nas provas e e-mails apresentados: ambos estavam envolvidos na mineração de Bitcoin desde a criação da moeda ou pouco depois disso”.

O processo alega que, após a morte de Kleiman, Wright teria escrito a Louis Kleiman, o pai nonagenário de Dave, afirmando que ele e Dave seriam duas das três pessoas envolvidas na criação do Bitcoin.

O processo afirma ainda que essa é a primeira vez que os Kleiman ouviram falar sobre o envolvimento de Dave na criação do Bitcoin.

O documento prossegue mencionando que Wright teria enviado diversos documentos para demonstrar que o recém-falecido Kleiman tinha transferido a propriedade dos ativos da W&K para Wright. Porém, segundo o processo, documentos eram fraudulentos e a assinatura de Kleiman tinha sido forjada com uma fonte eletrônica.

É alegado no processo que, depois de Ira Kleiman ter questionado a legitimidade dos documentos fornecidos por Wright, que teria “impedido Ira de ir a público” ao prometer que seria pago “com base nos valores devidos a Dave”. Os pagamentos nunca foram feitos, de acordo com os documentos do processo.

“Agora é com Craig”, disse Freedman, comentando que acredita que um tribunal na Flórida teria meios para lidar com Wright, visto que é onde a W&K info Defense Research estava sediada.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …