China é o primeiro país a iniciar testes clínicos com vacina contra a COVID-19

O mundo todo corre contra o tempo para encontrar o mais rápido possível uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 70 soluções atualmente em desenvolvimento e uma delas, fruto de uma parceria ítalo-britânica, deve começar a ser analisada em humanos até o final deste mês de abril na China. O país conseguiu liberar testes clínicos e é o primeiro do mundo a avaliar em pacientes os resultados da eficácia dessa candidata à resposta à COVID-19.

A vacina aprovada pelo governo nesta semana vem sendo desenvolvida pela Sinovac Biotech, sediada em Pequim, e pelo Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, uma afiliada do estatal Grupo Farmacêutico Nacional da China.

Essa notícia é especialmente importante porque, normalmente, os protocolos para o início da aplicação em humanos é demorado e precisa de uma série de verificações, inclusive com observações em animais, antes dos exames em pessoas.

Um total de 500 voluntários participaram da primeira fase e agora a segunda fase contará com um grupo de controle, que terá a injeção de placebos, como forma de “tirar a prova” sobre o comportamento de alguns dos pacientes. Caso essas ações sejam bem-sucedidas, a vacina passará para o desenvolvimento clínico e a aprovação e revisão regulamentares.

Se tudo der certo, pode ser que as primeiras injeções comecem a ser distribuídas para uma quantidade limitada da população, especialmente os profissionais de saúde e segurança, até setembro. A previsão é que a distribuição massiva esteja disponível somente no final do ano ou no início de 2021.

Vale destacar que várias outras frentes estão correndo para conseguir uma vacina, tanto na China — que possui uma segunda candidata também aprovada para testes clínicos — quanto nos Estados Unidos, Israel, Itália, Reino Unido, Austrália e outros países.

Embora os protocolos sejam os mesmos para todos e a expectativa de tempo seja semelhante, ainda há esperança de que essas soluções possam diminuir ainda mais essa espera — afinal, procedimentos que em outras épocas durariam anos, agora vêm sendo agilizados para questão de meses.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …