China é o primeiro país a iniciar testes clínicos com vacina contra a COVID-19

O mundo todo corre contra o tempo para encontrar o mais rápido possível uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 70 soluções atualmente em desenvolvimento e uma delas, fruto de uma parceria ítalo-britânica, deve começar a ser analisada em humanos até o final deste mês de abril na China. O país conseguiu liberar testes clínicos e é o primeiro do mundo a avaliar em pacientes os resultados da eficácia dessa candidata à resposta à COVID-19.

A vacina aprovada pelo governo nesta semana vem sendo desenvolvida pela Sinovac Biotech, sediada em Pequim, e pelo Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, uma afiliada do estatal Grupo Farmacêutico Nacional da China.

Essa notícia é especialmente importante porque, normalmente, os protocolos para o início da aplicação em humanos é demorado e precisa de uma série de verificações, inclusive com observações em animais, antes dos exames em pessoas.

Um total de 500 voluntários participaram da primeira fase e agora a segunda fase contará com um grupo de controle, que terá a injeção de placebos, como forma de “tirar a prova” sobre o comportamento de alguns dos pacientes. Caso essas ações sejam bem-sucedidas, a vacina passará para o desenvolvimento clínico e a aprovação e revisão regulamentares.

Se tudo der certo, pode ser que as primeiras injeções comecem a ser distribuídas para uma quantidade limitada da população, especialmente os profissionais de saúde e segurança, até setembro. A previsão é que a distribuição massiva esteja disponível somente no final do ano ou no início de 2021.

Vale destacar que várias outras frentes estão correndo para conseguir uma vacina, tanto na China — que possui uma segunda candidata também aprovada para testes clínicos — quanto nos Estados Unidos, Israel, Itália, Reino Unido, Austrália e outros países.

Embora os protocolos sejam os mesmos para todos e a expectativa de tempo seja semelhante, ainda há esperança de que essas soluções possam diminuir ainda mais essa espera — afinal, procedimentos que em outras épocas durariam anos, agora vêm sendo agilizados para questão de meses.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …