China é o primeiro país a iniciar testes clínicos com vacina contra a COVID-19

O mundo todo corre contra o tempo para encontrar o mais rápido possível uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 70 soluções atualmente em desenvolvimento e uma delas, fruto de uma parceria ítalo-britânica, deve começar a ser analisada em humanos até o final deste mês de abril na China. O país conseguiu liberar testes clínicos e é o primeiro do mundo a avaliar em pacientes os resultados da eficácia dessa candidata à resposta à COVID-19.

A vacina aprovada pelo governo nesta semana vem sendo desenvolvida pela Sinovac Biotech, sediada em Pequim, e pelo Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, uma afiliada do estatal Grupo Farmacêutico Nacional da China.

Essa notícia é especialmente importante porque, normalmente, os protocolos para o início da aplicação em humanos é demorado e precisa de uma série de verificações, inclusive com observações em animais, antes dos exames em pessoas.

Um total de 500 voluntários participaram da primeira fase e agora a segunda fase contará com um grupo de controle, que terá a injeção de placebos, como forma de “tirar a prova” sobre o comportamento de alguns dos pacientes. Caso essas ações sejam bem-sucedidas, a vacina passará para o desenvolvimento clínico e a aprovação e revisão regulamentares.

Se tudo der certo, pode ser que as primeiras injeções comecem a ser distribuídas para uma quantidade limitada da população, especialmente os profissionais de saúde e segurança, até setembro. A previsão é que a distribuição massiva esteja disponível somente no final do ano ou no início de 2021.

Vale destacar que várias outras frentes estão correndo para conseguir uma vacina, tanto na China — que possui uma segunda candidata também aprovada para testes clínicos — quanto nos Estados Unidos, Israel, Itália, Reino Unido, Austrália e outros países.

Embora os protocolos sejam os mesmos para todos e a expectativa de tempo seja semelhante, ainda há esperança de que essas soluções possam diminuir ainda mais essa espera — afinal, procedimentos que em outras épocas durariam anos, agora vêm sendo agilizados para questão de meses.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro colocou vida de brasileiros em risco, diz Human Rights Watch

O novo relatório mundial da ONG Human Rights Watch (HRW) de 2021 acusa o presidente Jair Bolsonaro de tentar sabotar os esforços para retardar a disseminação da Covid-19 no Brasil e investir em políticas …

Novo navio insígnia da Rússia é considerado 'maior ameaça' pelo Ocidente

Com novos mísseis, modernos equipamentos a bordo e uma capacidade de combate única, o cruzador nuclear pesado do projeto 1144 Orlan, Admiral Nakhimov, deverá assumir o posto de navio insígnia da Marinha russa em 2022. O …

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …