Ciência desenvolve tratamento para fazer dentes nascerem de novo

antimedia / Flickr

O tratamento envolve anticorpos monoclonais e estimula o organismo a desenvolver novos dentes.

Já não é segredo algum que a ciência busca, à sua maneira, ajudar na resolução de determinados problemas na vida das pessoas. E uma dessas iniciativas veio à tona recentemente, por meio de um estudo publicado na Science Advances. Trata-se de um experimento cuja proposta é fazer com que os dentes que já caíram voltem a crescer, algo que revolucionaria completamente a odontologia.

Criado por cientistas da Universidade de Kyoto e da Universidade de Fukui (Japão), o tratamento envolve anticorpos monoclonais e estimula o organismo a desenvolver novos dentes. A ideia, basicamente, é proporcionar uma maneira de regenerar dentes perdidos na idade adulta ou mesmo desde a infância, por causa de alguma doença.

Mas o que acontece é que os genes que influenciam o crescimento dos dentes têm impactos de longo alcance no desenvolvimento de todo o corpo, e algumas das primeiras tentativas do tratamento causaram mais defeitos congênitos em ratos de laboratório.

Eventualmente, a equipe descobriu que o bloqueio de um gene chamado USAG-1 levou ao aumento da atividade da proteína morfogênica óssea (BMP), uma molécula que determina quantos dentes devem crescer, e permitiu que ratos de laboratório regenerassem o que faltava.

Vale ressaltar que depois de testar nos ratos, os pesquisadores passaram a fazer testes com furões, que têm os dentes mais parecidos com os de humanos. Nesse último caso, o tratamento funcionou, também. “Os furões são animais com padrões dentários semelhantes aos humanos. Nosso próximo plano é testar os anticorpos em outros animais, como porcos e cães”, revelou o principal autor do estudo, Katsu Takahashi, durante um comunicado.

Isso significa que em curto prazo teremos um tratamento para fazer dentes voltarem a crescer? Não. Ainda há um longo caminho a percorrer antes que eles cheguem aos testes em humanos. Entretanto, o sucesso contínuo nos próximos testes seria um sinal promissor para o futuro de um tratamento que mudaria os rumos da odontologia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …

"Estão matando Navalny na prisão", alertam amigos e médicos do opositor russo

Próximos do opositor russo Alexei Navalny estão extremamente preocupados com a degradação de seu estado de saúde. Doente e em greve de fome em uma colônia penitenciária perto de Moscou, amigos e médicos do …

Inteligência artificial usa esboços de Galileu e mostra como era o Sol em 1612

Com a tecnologia atual, os astrônomos conseguem ver o Sol em detalhes que Galileu Galilei sequer imaginaria existir. Hoje, podemos ver imagens que revelam as estruturas gigantes semelhantes a células do tamanho do estado do …

Cuba vira página histórica com despedida de Raúl Castro

Após mais de 60 anos, a era castrista em Cuba finalmente chega ao fim. Raúl Castro se despede aos 89 anos da política e renuncia ao cargo de presidente do partido no congresso do Partido …

Em SP, 51 pessoas recebem por engano vacina da covid-19, e não da gripe comum

Por engano, 51 pessoas receberam a vacina contra a COVID-19 em vez do imunizante contra a influenza, o vírus da gripe comum, no estado de São Paulo nesta semana. A maior parte destes casos aconteceu no …