Cientistas analisam direitos de robôs e possibilidade de máquinas com emoções

Relatório preliminar divulgado neste mês avalia questões éticas relacionadas ao uso de robôs autônomos e suas interações com seres humanos; especialistas analisam possibilidade de relações sexuais e até paixão entre seres humanos e máquinas.

Um painel de especialistas em ética da ciência e tecnologia está explorando a possibilidade de robôs se tornarem “máquinas morais”, inclusive com direitos legais no caso de eles desenvolverem a habilidade de sentir emoções e distinguir entre o certo e o errado.

Em relatório preliminar divulgado neste mês, um grupo de trabalho sobre tecnologias emergentes disse que “dependendo dos avanços futuros nessa área, a possibilidade de os robôs desenvolverem emoções e até estatuto moral não deve ser descartada”.

Algorítimos

Esse grupo faz parte da Comissão sobre a Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico (Comest), órgão científico consultivo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

O documento avalia questões éticas relacionadas ao uso de robôs autônomos e como os seres humanos interagem com eles. Segundo os especialistas, “o rápido desenvolvimento de robôs autônomos altamente inteligentes deve desafiar a classificação atual de seres de acordo com o seu estatuto moral, de forma igual ou até mais profunda que o movimento dos direitos dos animais”.

De acordo com o relatório preliminar, supondo que os robôs do futuro se tornem ainda mais sofisticados, talvez até a ponto de aprenderem com experiências anteriores e se autoprogramarem, a natureza de seus algorítmos (que são um conjunto de instruções precisas de como o robô deve operar) deve se tornar um problema digno de “séria atenção ética e reflexão”.

Senso de Humor

Embora a maioria dos estudiosos que trabalham com ética dos robôs concorde que eles ainda estão longe de se tornarem “agentes éticos” como os humanos, há especulações de que os robôs possam adquirir, no futuro, características como senso de humor. E os especialistas até consideram a possibilidade de os humanos terem relações sexuais ou se apaixonarem por essas máquinas.

Códigos Éticos

Segundo o documento, a autonomia dos robôs deve crescer de forma que sua regulação ética se torne necessária. Isso seria feito através da programação dessas máquinas com códigos éticos criados especificamente para prevenir comportamentos que coloquem em risco os seres humanos ou o meio ambiente.

O estudo, no entanto, levanta uma questão importante: quem deve assumir a responsabilidade ética e legal nos casos de um mau funcionamento de um robô, que acabe por prejudicar de alguma forma os seres humanos?

Mundo Real

O documento ressalta que o campo da robótica ainda é pouco regulado, tanto éticamente quanto legalmente, provavelmente por ser uma área de pesquisa relativamente nova e que muda constantemente, cujo impacto no mundo real é difícil de antecipar.

Por fim, os especialistas consideram ser provável que o mau funcionamento nos sofisticados robôs de hoje em dia, como robôs armados utilizados para fins militares ou então carros robóticos autônomos saindo do controle, seja capaz de infligir danos significativos em um grande número de pessoas.

A dúvida é, portanto, não somente se os roboticistas devem respeitar certas normas éticas, mas se certas normas éticas devem ser programadas nos próprios robôs.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …