Cientistas analisam direitos de robôs e possibilidade de máquinas com emoções

Relatório preliminar divulgado neste mês avalia questões éticas relacionadas ao uso de robôs autônomos e suas interações com seres humanos; especialistas analisam possibilidade de relações sexuais e até paixão entre seres humanos e máquinas.

Um painel de especialistas em ética da ciência e tecnologia está explorando a possibilidade de robôs se tornarem “máquinas morais”, inclusive com direitos legais no caso de eles desenvolverem a habilidade de sentir emoções e distinguir entre o certo e o errado.

Em relatório preliminar divulgado neste mês, um grupo de trabalho sobre tecnologias emergentes disse que “dependendo dos avanços futuros nessa área, a possibilidade de os robôs desenvolverem emoções e até estatuto moral não deve ser descartada”.

Algorítimos

Esse grupo faz parte da Comissão sobre a Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico (Comest), órgão científico consultivo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

O documento avalia questões éticas relacionadas ao uso de robôs autônomos e como os seres humanos interagem com eles. Segundo os especialistas, “o rápido desenvolvimento de robôs autônomos altamente inteligentes deve desafiar a classificação atual de seres de acordo com o seu estatuto moral, de forma igual ou até mais profunda que o movimento dos direitos dos animais”.

De acordo com o relatório preliminar, supondo que os robôs do futuro se tornem ainda mais sofisticados, talvez até a ponto de aprenderem com experiências anteriores e se autoprogramarem, a natureza de seus algorítmos (que são um conjunto de instruções precisas de como o robô deve operar) deve se tornar um problema digno de “séria atenção ética e reflexão”.

Senso de Humor

Embora a maioria dos estudiosos que trabalham com ética dos robôs concorde que eles ainda estão longe de se tornarem “agentes éticos” como os humanos, há especulações de que os robôs possam adquirir, no futuro, características como senso de humor. E os especialistas até consideram a possibilidade de os humanos terem relações sexuais ou se apaixonarem por essas máquinas.

Códigos Éticos

Segundo o documento, a autonomia dos robôs deve crescer de forma que sua regulação ética se torne necessária. Isso seria feito através da programação dessas máquinas com códigos éticos criados especificamente para prevenir comportamentos que coloquem em risco os seres humanos ou o meio ambiente.

O estudo, no entanto, levanta uma questão importante: quem deve assumir a responsabilidade ética e legal nos casos de um mau funcionamento de um robô, que acabe por prejudicar de alguma forma os seres humanos?

Mundo Real

O documento ressalta que o campo da robótica ainda é pouco regulado, tanto éticamente quanto legalmente, provavelmente por ser uma área de pesquisa relativamente nova e que muda constantemente, cujo impacto no mundo real é difícil de antecipar.

Por fim, os especialistas consideram ser provável que o mau funcionamento nos sofisticados robôs de hoje em dia, como robôs armados utilizados para fins militares ou então carros robóticos autônomos saindo do controle, seja capaz de infligir danos significativos em um grande número de pessoas.

A dúvida é, portanto, não somente se os roboticistas devem respeitar certas normas éticas, mas se certas normas éticas devem ser programadas nos próprios robôs.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …