Cientistas anunciam a 1ª missão espacial brasileira para a Lua

O Brasil está se preparando para ter a sua primeira missão à Lua. Um grupo de cientistas e engenheiros, contando com a colaboração de diversas instituições ao redor do país, lançará até 2020 um satélite para sondar a superfície Lunar.

Batizado de Garatéa-L, o projeto reúne talentos do setor privado e de entidades como INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), da USP, do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), do Instituto Mauá de Tecnologia e da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Eles se uniram para desenvolver um pequeno satélite – em conceito, chamado de cubesat – que trabalhará em conjunto com outros nanossatélites. O dispositivo tem o tamanho de uma caixa de sapatos, com 30cm por 20cm.

O projeto, ainda em fase inicial, tem custo estimado em R$ 35 milhões, que serão angariados junto a órgãos de apoio à pesquisa e com a iniciativa privada. A meta dos grupos envolvidos é ter o satélite pronto até setembro de 2019.

Os dispositivos serão levados à orbita lunar por uma nave-mãe, que também ficará responsável pela comunicação da constelação com a Terra, em um período de pelo menos seis meses.

O lançamento será realizado numa parceria entre duas empresas britânicas com a ESA e a UK Space Agency, as agências espaciais europeia  e do Reino Unido. O veículo lançador será o indiano PSLV-C11, que já enviou com sucesso a missão Chandrayaan-1 para a Lua, em 2008.

A Garatéa-L terá como um de seus principais focos de estudo a astrobiologia, coletando dados sobre a experimentação com microrganismos vivos e moléculas de interesse biológico, que serão levadas dentro do satélite e expostas à radiação cósmica.

A pesquisa é conduzida pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas, e Instituto de Química da USP, em São Paulo. O plano das equipes é o de obter mais informações sobre os efeitos do ambiente espacial interplanetário sobre diferentes formas de vida.

O nome da missão vem do tupi-guarani, em que garatéa significa busca vida. O nome foi escolhido devido à forte componente de estudo da vida da missão.

O “L” foi acrescentado no fim do nome para indicar que se trata de uma missão lunar, uma vez que o grupo também conduz a Garatéa em balões de grande altitude, a cerca de 35 km de altitude.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …