Homens com certos traços de personalidade fazem mais sexo e têm mais filhos

Há muito tempo sabemos que as vantagens competitivas são essenciais para a sobrevivência humana. Agora, um novo estudo vem reforçar que no sexo e no número de filhos acontece o mesmo, com os homens se beneficiando especialmente de certos traços de personalidade.

Os homens com um determinado conjunto de traços de personalidade conseguem fazer sexo mais vezes e ter mais filhos, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade Tecnológica de Queensland (QUT), na Austrália, que foi publicado no jornal Personality and Individual Differences.

No que foi “o maior estudo de economia comportamental já feito na Austrália”, em torno da personalidade, do sexo e do número de filhos, os pesquisadores Stephen Whyte, Ho Fai Chan e Benno Torgler concluíram que os homens que são extrovertidos, emocionalmente estáveis, agradáveis ou conscientes têm sucesso especial.

“Ao longo da história, as vantagens competitivas ajudaram homens e mulheres a alcançarem sucesso crescente nas suas ocupações, esporte, empreendimentos artísticos, na sua capacidade para adquirir e manter recursos e, em última instância, na sobrevivência”, atesta Stephen Whyte no comunicado da QUT, explicando que a pesquisa procurou verificar se o mesmo ocorre no capítulo da atividade sexual e do número de filhos.

Os pesquisadores procuraram compreender como “traços de personalidade influenciam o acasalamento humano e o comportamento reprodutivo” e especialmente, se “certos traços de personalidade são favorecidos tanto por homens quanto por mulheres”.

Os dados para análise foram recolhidos de um inquérito realizado na Austrália, em 2016, em torno do sexo, e que levou os participantes a responderem a perguntas sobre sua realidade sociodemográfica. Tiveram ainda que realizar um teste de personalidade para assinalar cinco traços mais relevantes.

A conclusão é que há “diferenças de personalidade essenciais entre os sexos, tanto no sucesso da frequência sexual como da descendência”, explica Stephen Whyte.

“Em comparação com as mulheres, os homens relatam um maior número de fatores de personalidade que influenciam o desfecho, o que explica uma maior proporção da variação na atividade sexual”, acrescenta o economista.

“Tanto para homens quanto para mulheres, a extroversão foi equiparada a uma maior frequência sexual”, refere Stephen Whyte.

Os resultados mostraram também que “certas combinações de traços parecem resultar em uma maior frequência sexual e em mais descendentes para homens selecionados”, diz o coautor do estudo, esclarecendo que essas combinações são “alta extroversão e alta afabilidade, alta extroversão e alta conscienciosidade, e alta afinidade com alta conscienciosidade”.

A combinação de “alta extroversão e baixa abertura” também revelou estar relacionada com o aumento da descendência nos homens, enquanto nas mulheres, só as “mais agradáveis” tinham mais filhos.

As descobertas do estudo “sugerem que uma maior variação nos traços masculinos e suas combinações particulares podem fornecer uma vantagem para eles quando se trata de sexo e reprodução”, mas o mesmo não se verifica nas mulheres, conclui Stephen Whyte.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …