Cientistas criam protetor solar feito de DNA para evitar danos causados pelo Sol

Pesquisadores americanos criaram um protetor solar feito de DNA que age como uma segunda pele, para evitar danos causados pelo sol. O produto fica melhor em nos proteger da luz ultravioleta quanto mais é exposto a ela. Ele também ajuda a bloquear a umidade sob a superfície, que normalmente é perdida durante o bronzeamento, hidratando a pele.

Segundo Guy German, professor de engenharia biomédica na Universidade de Binghamton, em Nova York, a luz ultravioleta pode danificar o nosso DNA, o que não é bom para a pele.

“Nós pensamos: o que aconteceria se, em vez disso, nós realmente usássemos o DNA como uma camada sacrificial? Então, em vez de danificar o DNA dentro da pele, danificaríamos uma camada em cima da pele”, disse.

O protetor solar foi feito a partir de uma mistura do DNA de esperma de salmão, água e etanol para criar um material cristalino transparente.

Os cientistas descobriram que quanto mais o creme era exposto à luz UV, melhor conseguia absorvê-la. “Isso significa que, se você usá-lo como protetor solar, quanto mais tempo você permanecer na praia, melhor ele será como protetor solar”, concluiu.

O revestimento de DNA também pode armazenar e manter água muito mais do que a pele não revestida. Se aplicado à pele humana, ele é capaz de diminuir a evaporação e manter o tecido hidratado por longos períodos de tempo.

Além de protetor solar e hidrante, a equipe também quer testar se o material pode ser útil como uma espécie de “curativo para feridas”. Por ser transparente, os médicos podem usá-lo para monitorar como um machucado está se curando, sem precisar mexer no curativo.

A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …