Cientistas descobrem como manipular a rebeldia dos adolescentes para o bem

Pesquisadores americanos afirmam que a rebeldia adolescente – algo que os adultos tentam controlar desde sempre – pode ser virtuosa e saudável se for aproveitada da maneira certa.

Um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu que os adolescentes fazem escolhas melhores se forem incentivados a imaginar o comportamento saudável como uma espécie de desafio.

Os pesquisadores dividiram 489 alunos da oitava série em dois grupos – o primeiro leu um artigo comum que recomendava uma alimentação saudável, e o segundo leu um artigo no qual uma empresa de alimentos expunha práticas cínicas de falsificação de produtos fazendo com que pareçam mais saudáveis quando, na realidade, não o são.

No dia seguinte os alunos foram convidados a escolher que tipo de lanche queriam comer, e os adolescentes que leram o segundo artigo escolheram alimentos mais saudáveis.

“Fizemos com que as empresas por trás do marketing de alimentos parecessem figuras controladoras, e enquadramos o fato de evitar a fast-food como uma forma de se rebelar contra o controle das próprias empresas”, explicou a equipe, liderada por Christopher Bryan da Universidade de Chicago, e David Yeager da Universidade do Texas, nos EUA.

De acordo com os autores do estudo, a maioria das tentativas de prevenção da obesidade não levam a qualquer perda de peso nos jovens – uma poderosa “cultura de consumo”.

No entanto, Bryan e Yeager pretendem testar, em breve, uma forma de mudar definitivamente o modo como os anúncios de fast-food são entendidos pela maioria dos jovens, para que comecem a gerar uma onda de indignação, em vez de tentação.

Um outro estudo, publicado em 2009 no American Journal of Preventive Medicine, revelou que uma campanha anti cigarros, criada nos EUA, impediu que cerca de 450 mil jovens começassem a fumar ao transformar o tabagismo numa forma de submissão às empresas e não num ato de rebeldia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …