Com quase um século de vida, o jornalista Eurico Tourinho criou um canal no YouTube para contar “causos” da família, compartilhar assuntos de interesse pessoal e até um encontro com o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Eurico Tourinho já postou seis vídeos no canal, lembrando da chegada à Rondônia, em 1932, da Segunda Guerra Mundial e de sua paixão pelo jornal impresso, apesar de agora mergulhar de cabeça na produção de vídeos para o YouTube, auxiliado pela neta Euma Tourinho, segundo informações do G1.
Do tempo em que exercia a profissão de jornalista, o “youtuber” destaca a visita de Getúlio Vargas ao antigo Território Federal do Guaporé, que, décadas depois, se tornaria o estado de Rondônia, além do encontro com Juscelino Kubitschek, durante a abertura da BR-364, na cidade de Vilhena, em 1970.
Sobre o momento que está vivendo, no alto de seus 96 anos, ele afirma que a internet “tira a beleza de uma redação”, devido ao imediatismo, em troca de uma profundidade maior dos temas abordados.
“A internet é uma coisa muito dinâmica e moderna, você não vai conseguir acompanhar ela nunca. Ela é violenta. O jornalismo estará mecanizado daqui a alguns anos”, pondera Eurico.
“Agora, minha neta apresentou essa ideia, essa nova plataforma em que eu posso continuar a contar histórias. Acho que tudo chega no tempo certo”, disse ele.
Apaixonado pelo impresso, durante anos ele foi colunista do jornal Alto Madeira, que Eurico assumiria na década de 1950. O jornal – um dos mais antigos do país – imprimiu 28 mil edições ao longo de um século.
Para Tourinho, o jornal cumpriu um papel importante na história e memória da população de Rondônia. As atividades do jornal, na versão impressa, foram encerradas em 2017.
Ciberia // Razões para Acreditar