Jovem condenada a prisão perpétua por matar estuprador será libertada

A norte-americana Cyntoia Denise Brown, que foi condenada a prisão perpétua aos 16 anos, depois de ter matado o homem que a “comprou” para fazer sexo, será libertada depois de 15 anos atrás das grades, fruto do perdão do governador do Tennessee.

O governador do Tennessee, Bill Haslam, concedeu a clemência a Cyntoia Denise Brown, que sairá da prisão em liberdade condicional no dia 7 de agosto deste ano, depois de cumprir 15 anos de prisão, conforme avança a CNN.

“A decisão surge depois de uma reflexão minuciosa sobre o que é um caso trágico e complexo”, salienta a nota divulgada pelo governador à imprensa.

“Cyntoia Brown cometeu, segundo a própria confissão, um crime horrível aos 16 anos de idade”, contudo, “impor a prisão perpétua a uma jovem que precisaria cumprir, pelo menos, 51 anos antes de ser elegível para a consideração da [liberdade] condicional, seria muito duro, especialmente à luz dos passos extraordinários que tomou para reconstruir sua vida”, justifica o governador.

“A transformação deve ser acompanhada pela esperança”, defende Bill Haslam.

O caso de Cyntoia Brown foi notícia por todo o mundo e despertou a atenção de celebridades como a cantora Rihanna, a atriz Ashley Judd, a comediante Amy Schumer e a socialite Kim Kardashian, que intercederam em nome da libertação da mulher, que agora tem 30 anos.

Vários advogados do Tennessee, bem como congressistas se envolveram igualmente no caso, que é retratado no documentário “Me Facing Life: Cyntoia’s Story”, lançado em 2011.

Cyntoia Brown matou Johnny Mitchell Allen em 2004, com um tiro na cabeça, enquanto ele dormia. Durante o julgamento, a jovem teve que justificar o fato de ter roubado dinheiro e armas do homem.

Ela alegou que o matou em legítima defesa, temendo voltar de mãos abanando para o homem que a vendeu a Allen e que tinha como alcunha “Cut Throat” (Cortador de Gargantas). A acusação defendeu a tese do roubo como pouco comum para o crime.

Ela acabou condenada pelos crimes de roubo e homicídio.

Na prisão, Cyntoia Brown tirou um curso superior que terminou em 2015, e planeja agora abrir uma organização sem fins lucrativos para ajudar jovens que vivem situações de exploração sexual semelhantes à que viveu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …

Detectados misteriosos sinais de rádio de galáxia a 1,5 bilhão de anos-luz

Uma equipe de cientistas do Canadá detectou sinais de rádio provenientes de uma galáxia a 1,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. As rajadas rápidas de rádio, impulsos de energia com duração de apenas alguns …

Companhia aérea portuguesa é a primeira a voar sem qualquer plástico a bordo

A companhia aérea portuguesa Hi Fly tornou-se a primeira do mundo a voar sem qualquer plástico a bordo. A viagem aconteceu no dia 26 de dezembro. De acordo com o comunicado da companhia, o voo teve origem em …