Cientistas descobrem pela primeira vez atmosfera em planeta parecido com a Terra

(dr) Instituto Max Planck para Astronomia

Impressão de artista do exoplaneta GJ 1132b

Impressão de artista do exoplaneta GJ 1132b

A descoberta de novos planetas e a busca por vida extraterrestre ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (7). Pela primeira vez na história, um grupo de pesquisadores descobriu que um planeta parecido com a Terra possui atmosfera.

A novidade faz gerar questionamentos sobre a existência de vida como conhecemos fora do solo terrestre. Batizado como GJ 1132b, o exoplaneta está localizado a 39 anos-luz de distância, tem raio 1,4 vezes superior que o da Terra e massa 1,6 vezes maior.

A descoberta foi publicada no The Astronomical Journal.

Apesar das semelhanças com o nosso planeta, John Southworth, da Universidade de Keele, no Reino Unido, afirma que dificilmente o astro conta com vida, já que orbita proximamente uma estrela parecida com o nosso Sol (com dimensões menores).

“No meu conhecimento, a maior temperatura que a vida é capaz de suportar na Terra é de 120 graus Celsius, e isso é muito mais frio do que esse planeta”, explicou.

O GJ 1132b foi descoberto pelos astrônomos em 2015, mas somente agora foi detectada atmosfera nele. Segundo as observações, aparentememte a atmosfera do exoplaneta é composta principalmente de vapor d’água e/ou metano, sugerindo que pode ter água.

Mesmo que isso não seja garantia da existência de seres extreterrestres, a descoberta abre portas para a identificação de atmosfera fora do Sistema Solar.

“O que nós demonstramos é que planetas em torno de estrelas com pouca massa podem ter atmosferas, e como existem tantos deles no universo, se torna muito mais provável que um abrigue vida”, finalizou o especialista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …