Proxima b, o planeta habitável mais perto da Terra, pode ter oceano

M. Kornmesser / European Southern Observatory

Conceito artístico do planeta Próxima b em órbita de sua estrela, Próxima Centauri

Conceito artístico do planeta Próxima b em órbita de sua estrela, Próxima Centauri

De acordo com um estudo do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França, um planeta rochoso descoberto na zona habitável de sua estrela, a mais próxima do nosso Sol, pode ter oceanos.

A equipe de astrofísicos calculou o tamanho da sua superfície e suas possíveis propriedades, concluindo que o exoplaneta Proxima b pode ter mares semelhantes aos da Terra.

Proxima b foi descoberto em agosto. O planeta orbita dentro de uma zona temperada de sua estrela, Proxima Centauri, a quatro anos-luz de nós.

Estima-se que ele tenha uma massa de cerca de 1,3 vezes a da Terra e orbite a cerca de 7,5 milhões de quilômetros de sua estrela-mãe, o que seria um décimo da distância do planeta mais próximo do sol, Mercúrio.

“Ao contrário do que se poderia esperar, no entanto, tal proximidade não significa necessariamente que a superfície de Proxima b é muito quente para a água existir na forma líquida”, diz a equipe do CNRS, citada pela Phys.org.

Tal acontece porque Proxima Centauri é menor que o sol, e mil vezes mais fraca do que nosso astro-rei, o que faz com que a extensão de Proxima b da sua estrela seja a ideal para ele ser potencialmente habitável.

Simulações

O tamanho de exoplanetas (planeta fora do nosso sistema solar) é geralmente calculado medindo a quantidade de luz que eles bloqueiam quando passam em frente da sua estrela hospedeira.

Por enquanto, porém, nenhum trânsito de Proxima b foi observado. Assim, a equipe teve que confiar em simulações para estimar a composição e o raio do planeta.

Eles calcularam que o raio do planeta é de 0,94 a 1,4 vezes o da Terra, o que seria 6.371 quilômetros, em média.

Se houver água em sua superfície, ela não iria contribuir com mais de 0,05% da massa total do planeta, o que é similar à Terra, onde a agua representa cerca de 0,02%.

No cenário de um planeta maior, com um raio de 8.920 km, a massa de Proxima b seria formada entre 50% de um centro rochoso e 50% de água circundante.

Neste caso, Proxima b seria coberto por um único oceano líquido, com 200 km de profundidade.

Em ambos os casos, uma atmosfera fina gasosa poderia cercar o planeta, como na Terra, tornando Proxima b potencialmente habitável.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superterra gelada vizinha do nosso planeta pode abrigar vida primitiva

Edward Guinan e Scott Engle, cientistas da Universidade de Villanova, no estado norte-americano da Pensilvânia, anunciaram que pode existir vida primitiva em GJ 699b, a Superterra gelada que orbita a estrela de Barnard, localizada a apenas …

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …