Proxima b, o planeta habitável mais perto da Terra, pode ter oceano

M. Kornmesser / European Southern Observatory

Conceito artístico do planeta Próxima b em órbita de sua estrela, Próxima Centauri

Conceito artístico do planeta Próxima b em órbita de sua estrela, Próxima Centauri

De acordo com um estudo do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França, um planeta rochoso descoberto na zona habitável de sua estrela, a mais próxima do nosso Sol, pode ter oceanos.

A equipe de astrofísicos calculou o tamanho da sua superfície e suas possíveis propriedades, concluindo que o exoplaneta Proxima b pode ter mares semelhantes aos da Terra.

Proxima b foi descoberto em agosto. O planeta orbita dentro de uma zona temperada de sua estrela, Proxima Centauri, a quatro anos-luz de nós.

Estima-se que ele tenha uma massa de cerca de 1,3 vezes a da Terra e orbite a cerca de 7,5 milhões de quilômetros de sua estrela-mãe, o que seria um décimo da distância do planeta mais próximo do sol, Mercúrio.

“Ao contrário do que se poderia esperar, no entanto, tal proximidade não significa necessariamente que a superfície de Proxima b é muito quente para a água existir na forma líquida”, diz a equipe do CNRS, citada pela Phys.org.

Tal acontece porque Proxima Centauri é menor que o sol, e mil vezes mais fraca do que nosso astro-rei, o que faz com que a extensão de Proxima b da sua estrela seja a ideal para ele ser potencialmente habitável.

Simulações

O tamanho de exoplanetas (planeta fora do nosso sistema solar) é geralmente calculado medindo a quantidade de luz que eles bloqueiam quando passam em frente da sua estrela hospedeira.

Por enquanto, porém, nenhum trânsito de Proxima b foi observado. Assim, a equipe teve que confiar em simulações para estimar a composição e o raio do planeta.

Eles calcularam que o raio do planeta é de 0,94 a 1,4 vezes o da Terra, o que seria 6.371 quilômetros, em média.

Se houver água em sua superfície, ela não iria contribuir com mais de 0,05% da massa total do planeta, o que é similar à Terra, onde a agua representa cerca de 0,02%.

No cenário de um planeta maior, com um raio de 8.920 km, a massa de Proxima b seria formada entre 50% de um centro rochoso e 50% de água circundante.

Neste caso, Proxima b seria coberto por um único oceano líquido, com 200 km de profundidade.

Em ambos os casos, uma atmosfera fina gasosa poderia cercar o planeta, como na Terra, tornando Proxima b potencialmente habitável.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …