Cientistas desvendam o “cosmos” no mecanismo de Antikythera, o primeiro computador do mundo

Tony Freeth/UCL

Uma visão “explodida” do mecanismo Antikythera.

Cientistas podem finalmente ter feito um modelo digital completo para o painel Cosmos de um dispositivo mecânico de dois mil anos chamado mecanismo Antikythera que acredita-se ser o primeiro computador do mundo.

Descoberto pela primeira vez em um naufrágio da era romana por mergulhadores gregos em 1900, os fragmentos de uma engenhoca do tamanho de uma caixa de sapatos, uma vez cheios de engrenagens e usados para prever os movimentos dos corpos celestiais, tem confundido e espantado gerações de pesquisadores desde então.

Os fragmentos descobertos compõem apenas um terço de um dispositivo maior: uma caixa de engrenagens altamente sofisticada movida à mão capaz de prever com precisão os movimentos dos cinco planetas conhecidos pelos gregos antigos, bem como o sol, as fases da lua e os eclipses solares e lunares.

No entanto, apesar de anos de pesquisa e debate minuciosos, os cientistas nunca foram capazes de replicar completamente o mecanismo que formou o dispositivo surpreendente, ou os cálculos usados em seu projeto, a partir do fragmento de latão corroído descoberto no naufrágio.

Mas agora pesquisadores da University College London dizem que recriaram totalmente o design do dispositivo, a partir dos cálculos antigos usados para criá-lo, e agora estão montando sua própria engenhoca para ver se seu design funciona.

“Nosso trabalho revela o Mecanismo Antikythera como uma bela concepção, traduzida pela engenharia soberba em um dispositivo de gênio”, escreveram os pesquisadores em 12 de março na revista scientific reports. “Desafia todos os nossos preconceitos sobre as capacidades tecnológicas dos gregos antigos.”

Os pesquisadores queriam recriar o dispositivo por causa de todo o mistério em torno dele, como uma maneira de possivelmente chegar a base de tantas perguntas. Além disso, ninguém jamais havia criado um modelo do chamado Cosmos que se reconciliava com todas as evidências físicas.

“A distância entre a complexidade deste dispositivo e outras feitas na mesma época é infinita”, disse o coautor Adam Wojcik, cientista de materiais da UCL, ao Live Science. “Francamente, nada como ele já foi encontrado. É de outro mundo.”

As engrenagens intrincadas que compõem o mecanismo do dispositivo são de uma escala que você poderia esperar encontrar em um grande relógio carrilhão, mas as únicas outras engrenagens descobertas do mesmo período são muito maiores e eram usadas em coisas como ballistas, grandes bestas, e catapultas.

Essa sofisticação traz à tona um monte de perguntas sobre o processo de fabricação que poderia ter feito uma engenhoca tão singularmente intrincada, bem como por que foi descoberto como o único dispositivo conhecido do seu tipo em um antigo navio afundado fora da ilha de Antikythera.

“O que ele estava fazendo naquele navio? Só encontramos um terço; onde estão os outros dois [terços]? Eles se corroeram? Alguma vez funcionou? Wojcik disse. “São perguntas que só podemos responder através da arqueologia experimental. É como responder como construíram Stonehenge, vamos pegar 200 pessoas com uma corda e uma pedra grande e tentar puxá-la através da Planície de Salisbury. É mais ou menos o que estamos tentando fazer aqui.

Recriando o primeiro computador

Para criar o modelo, os pesquisadores se basearam em todas as pesquisas passadas sobre o dispositivo, incluindo a de Michael Wright, um ex-curador do Museu de Ciências de Londres, que já havia construído uma réplica funcional. Usando inscrições encontradas no mecanismo e um modelo matemático de como os planetas se moviam que foi criado pela primeira vez pelo antigo filósofo grego Parmenides, eles foram capazes de criar um modelo de computador de im mecanismo de engrenagens sobrepostas que se encaixam dentro de um compartimento de apenas 2,5 centímetros de profundidade.

Seu modelo recria cada engrenagem e mostrador rotativo para exibir como os planetas, o sol e a lua se movem através do Zodíaco (o mapa antigo das estrelas) na face frontal e nas fases da lua e eclipses na parte de trás. Ele replica a agora ultrapassada suposição grega antiga de que todos os céus giravam em torno da Terra .

Agora que o modelo de computacional foi feito, os pesquisadores querem fazer versões físicas, primeiro usando técnicas modernas para que possam verificar se o dispositivo funciona, e depois empregando as técnicas que poderiam ter sido usadas pelos gregos antigos.

“Não há evidência de que os gregos antigos foram capazes de construir algo assim. É realmente um mistério”, disse Wojcik. “A única maneira de testar se eles poderiam é tentar construí-lo da maneira grega antiga.”

“E também há muito debate sobre para quem era e quem o construiu. Muita gente diz que foi Arquimedes”, disse Wojcik. “Ele viveu na mesma época em que foi construído, e ninguém mais tinha o mesmo nível de habilidade de engenharia que ele. Foi também um naufrágio romano. Arquimedes foi morto por romanos durante o Cerco de Siracusa, depois que as armas que ele inventou falharam em impedi-los de capturar a cidade.

Mistérios também permanecem sobre se os gregos antigos usaram técnicas semelhantes para fazer outros dispositivos, ainda a serem descobertos, ou se cópias do mecanismo Antikythera estão esperando para serem encontradas.

“É um pouco como ter um TARDIS aparecendo na Idade da Pedra”, disse Wojcik, referindo-se à máquina do tempo do Doctor Who.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …