As plantas “falam”: cientistas descobrem novo mecanismo de comunicação

Col-0_UT,T; 2ox7_UT,T

A Arabidopsis thaliana é sensível ao toque, mas a variação mutante que não tem o gene AtGA2ox7 perde a sensibilidade ao toque

Uma equipe de cientistas descobriu que as células das plantas se comunicam a partir de proteínas que existem nas células cerebrais dos animais.

Um estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas descobriu que as células das plantas se comunicam usando proteínas que existem nas células cerebrais dos animais, mas que desempenham funções distintas.

A erva-estrelada (Arabidopsis thaliana) foi a primeira planta a ter o genoma completamente sequenciado, mas para essa equipe tem um simbolismo especial: é a segunda vez que a pesquisa com essa planta garante a capa da Science, uma das mais exigentes revistas científicas.

Nesta segunda capa, os pesquisadores nos presentearam com um novo modelo para a comunicação entre as células das plantas, um estudo que é o ápice de quase oito anos de pesquisa.

Ao Observador, Meagan Phelan, diretora executiva Science Press Package, esclarece que o artigo científico “se destacou por ter um interesse visual claro, com base nas imagens que os autores forneceram”.

Segundo a responsável, o objetivo é que as capas reflitam a diversidade de disciplinas cujos trabalhos são publicados na revista, mas a imagem deve também ser apelativa em termos gráficos.

(dr) Pedro Lima & José Feijó

Capa da revista Science. Imagem de microscopia de fluorescência de uma flor de Arabidopsis

“A competição é feroz, porque a visibilidade que a capa de uma revista dessas acarreta é ridícula, e muitas vezes desproporcionada em relação ao peso da ciência associada. Quando se consegue duas, como é até agora o nosso caso na Science, é como ganhar na loteria”, afirma José Feijó, um dos autores do artigo.

O estudo permite compreender melhor a defesa das plantas contra infecções, sua reprodução e sua resposta ao estresse ambiental.

Para essa pesquisa, os cientistas utilizaram células de pólen da Arabidopsis thaliana, uma pequena planta herbácea com flor nativa da Europa e da Ásia, habitualmente utilizada nos laboratórios como modelo para estudos de biologia de plantas.

A equipe descobriu que os receptores de glutamato, que são proteínas, “têm um papel essencial na comunicação das células das plantas”, ao regularem os “níveis de íons de cálcio que existem dentro da célula”, refere o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em comunicado.

Os íons de cálcio são fundamentais para “a resposta ao estresse ambiental, como o provocado pelas mudanças climáticas, e para a imunidade a infecções causadas por insetos ou fungos”.

Os receptores de glutamato também existem nos animais, mas desempenham uma função diferente daqueles das plantas, apesar de, em ambos os organismos, essas proteínas deixarem entrar cálcio para dentro das células e, assim, permitirem “transmitir informação entre elas”, explica José Feijó à Lusa.

Nos animais, os receptores interferem apenas na comunicação entre neurônios, “ajudando na transmissão dos sinais nervosos de um neurônio para outro”.

Já nas plantas, que não têm sistema nervoso, os receptores, sinalizados em vários compartimentos da célula e cuja atividade é regulada por outras proteínas, têm um papel ao nível da reprodução, do crescimento e da imunidade contra doenças e pragas, além de permitir a propagação de estímulos elétricos.

“Quase todas as plantas têm mais tipos de receptores de glutamato que todo o nosso sistema nervoso, e esse fato sugere que sejam importantes para muitas funções”, explica o cientista.

O resultado permite compreender melhor as respostas imunológicas das plantas, permitindo desenvolver “melhores estratégias de defender as plantas de infecções e de adaptação às mudanças climáticas“.

O estudo foi coordenado por José Feijó, cientista da universidade norte-americana de Maryland, que começou a pesquisa quando ainda trabalhava no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Portugal.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …