As plantas “falam”: cientistas descobrem novo mecanismo de comunicação

Col-0_UT,T; 2ox7_UT,T

A Arabidopsis thaliana é sensível ao toque, mas a variação mutante que não tem o gene AtGA2ox7 perde a sensibilidade ao toque

Uma equipe de cientistas descobriu que as células das plantas se comunicam a partir de proteínas que existem nas células cerebrais dos animais.

Um estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas descobriu que as células das plantas se comunicam usando proteínas que existem nas células cerebrais dos animais, mas que desempenham funções distintas.

A erva-estrelada (Arabidopsis thaliana) foi a primeira planta a ter o genoma completamente sequenciado, mas para essa equipe tem um simbolismo especial: é a segunda vez que a pesquisa com essa planta garante a capa da Science, uma das mais exigentes revistas científicas.

Nesta segunda capa, os pesquisadores nos presentearam com um novo modelo para a comunicação entre as células das plantas, um estudo que é o ápice de quase oito anos de pesquisa.

Ao Observador, Meagan Phelan, diretora executiva Science Press Package, esclarece que o artigo científico “se destacou por ter um interesse visual claro, com base nas imagens que os autores forneceram”.

Segundo a responsável, o objetivo é que as capas reflitam a diversidade de disciplinas cujos trabalhos são publicados na revista, mas a imagem deve também ser apelativa em termos gráficos.

(dr) Pedro Lima & José Feijó

Capa da revista Science. Imagem de microscopia de fluorescência de uma flor de Arabidopsis

“A competição é feroz, porque a visibilidade que a capa de uma revista dessas acarreta é ridícula, e muitas vezes desproporcionada em relação ao peso da ciência associada. Quando se consegue duas, como é até agora o nosso caso na Science, é como ganhar na loteria”, afirma José Feijó, um dos autores do artigo.

O estudo permite compreender melhor a defesa das plantas contra infecções, sua reprodução e sua resposta ao estresse ambiental.

Para essa pesquisa, os cientistas utilizaram células de pólen da Arabidopsis thaliana, uma pequena planta herbácea com flor nativa da Europa e da Ásia, habitualmente utilizada nos laboratórios como modelo para estudos de biologia de plantas.

A equipe descobriu que os receptores de glutamato, que são proteínas, “têm um papel essencial na comunicação das células das plantas”, ao regularem os “níveis de íons de cálcio que existem dentro da célula”, refere o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em comunicado.

Os íons de cálcio são fundamentais para “a resposta ao estresse ambiental, como o provocado pelas mudanças climáticas, e para a imunidade a infecções causadas por insetos ou fungos”.

Os receptores de glutamato também existem nos animais, mas desempenham uma função diferente daqueles das plantas, apesar de, em ambos os organismos, essas proteínas deixarem entrar cálcio para dentro das células e, assim, permitirem “transmitir informação entre elas”, explica José Feijó à Lusa.

Nos animais, os receptores interferem apenas na comunicação entre neurônios, “ajudando na transmissão dos sinais nervosos de um neurônio para outro”.

Já nas plantas, que não têm sistema nervoso, os receptores, sinalizados em vários compartimentos da célula e cuja atividade é regulada por outras proteínas, têm um papel ao nível da reprodução, do crescimento e da imunidade contra doenças e pragas, além de permitir a propagação de estímulos elétricos.

“Quase todas as plantas têm mais tipos de receptores de glutamato que todo o nosso sistema nervoso, e esse fato sugere que sejam importantes para muitas funções”, explica o cientista.

O resultado permite compreender melhor as respostas imunológicas das plantas, permitindo desenvolver “melhores estratégias de defender as plantas de infecções e de adaptação às mudanças climáticas“.

O estudo foi coordenado por José Feijó, cientista da universidade norte-americana de Maryland, que começou a pesquisa quando ainda trabalhava no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Portugal.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …