115 anos depois, “primeiro computador analógico do mundo” ainda é um enigma

Wikimedia

Fragmento principal da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Fragmento principal da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Considerada uma das descobertas arqueológicas mais importantes dos nossos tempos, a Máquina de Antikythera ainda é um grande mistério, passados 115 anos desde que foi encontrada ao largo de uma ilha grega.

O artefato com dois mil anos é considerado o primeiro “computador” analógico do mundo que seria usado para observações astronômicas. Mas as certezas em torno da sua existência são bem menos do que as dúvidas.

Foi encontrada por mergulhadores em 17 de maio de 1902, submersa a 43 metros de profundidade, ao lado de estátuas e outros objetos antigos, ao largo da costa da ilha grega de Antikythera, origem do nome da máquina.

Estava entre os destroços de uma galé romana que teria naufragado há dois mil anos, quando o Império Romano começou a conquistar as colônias gregas no Mediterrâneo. Acredita-se que faria parte dos objetos saqueados pelos romanos e que seria levada para Roma.

Giovanni Dall'Orto / Wikimedia

Réplica moderna da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Réplica moderna da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Capaz de prever eclipses

Muitos pesquisadores estudaram o intrigante objeto, estimando que teria sido fabricado por volta de 87 a.C., mas ninguém soube ainda explicar com exatidão porque teria sido criado.

Danificado e partido em vários pedaços, não foi fácil determinar sua função. A ideia mais viável, sugerida em 1971 pelo norte-americano Derek Price, aponta que o Mecanismo de Antikythera era um tipo de calculadora astronômica, uma invenção que seria muito avançada para a sua época.

Os símbolos gravados na máquina fazem referência a dias, meses e signos do Zodíaco, incluindo 30 engrenagens e três mostradores que, segundo análise feita em 2005, através de um tomógrafo digital, simulavam os movimentos do Sol, da Lua e de cinco planetas.

Nesse mesmo ano, ficou provado que o dispositivo era capaz de prever eclipses solares e lunares, de mapear a posição de planetas e até de sinalizar os próximos Jogos Olímpicos.

“Essencialmente, foi a primeira vez que a raça humana criou um computador“, considera o matemático Tony Freeth, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, em declarações divulgadas pela BBC.

“É incrível como um cientista daquela época descobriu como usar engrenagens para rastrear os complexos movimentos da Lua e dos planetas”, acrescenta Freeth.

Uma invenção de Arquimedes?

A Máquina de Antikythera é tão surpreendente e desconcertante que só 1,5 mil anos depois dela pode-se encontrar algo parecido, na Europa, na forma dos primeiros relógios mecânicos astronômicos.

Toda essa genialidade do mecanismo reporta para Arquimedes, o mais brilhante dos matemáticos e engenheiros gregos, considerado o cientista mais importante da Antiguidade clássica, que determinou a distância da Terra à Lua, descobriu como calcular o volume de uma esfera e o número fundamental π (Pi).

“Só um matemático brilhante como Arquimedes poderia ter desenhado a Máquina de Antikythera”, diz Freeth.

Acredita-se que o artefato, que pode ter sido feito na Ilha de Rodes, não seria caso isolado e que haveria outros exemplares semelhantes, embora a Máquina de Antikythera seja o único exemplar encontrado até agora.

Mas o mistério em torno desta “máquina extraordinária”, realça o site do Projeto de Pesquisa do Mecanismo de Antikythera, continua a espantar a comunidade científica mundial e está longe de ser desvendado.

A Máquina de Antikythera original está exposta no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia. Há também réplicas funcionais do mecanismo exibidas em outros locais, como no Museu do Computador de Bozeman, em Montana, EUA.

// ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

"Zona Sombria" com água estagnada há 2 mil anos é descoberta no Oceano Pacífico

No fundo do oceano Pacífico Norte há uma camada de água com 2 mil anos de idade. Embora os cientistas já soubessem da existência da chamada “zona sombria”, não sabiam que a água estava estagnada …

Primeiro asteroide interestelar tem 4 km e parece um charuto

O primeiro asteroide interstelar a visitar o Sistema Solar não para de fascinar os astrônomos de todo o mundo. Detectado no Havaí, a rocha espacial tem cerca de quatro quilômetros de comprimento e foi batizada …

Cientistas boicotam proposta de criação de inteligência artificial para imigração nos EUA

Um grupo de cientistas de algumas das mais prestigiadas universidades norte-americanas está se opondo a uma proposta do governo Trump de criar um sistema de inteligência artificial (IA) que automatize o trabalho de verificação de …

Vendas por consórcio batem recorde em setembro e somam mais de R$ 73 bilhões no ano

As vendas de bens e serviços por meio de consórcios foram recorde em setembro, com o escoamento de 230 mil cotas. O resultado ficou 9% acima do registrado no mesmo mês do ano passado e …

TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou, no início da manhã desta terça-feira (21), os embargos de declaração interpostos pelos réus da Operação Lava Jato do núcleo da Engevix, entre eles, o ex-ministro …

NASA já consegue prever quais cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Lula dispara contra Globo e pede mais mobilização para evitar reformas de Temer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (19) o monopólio dos meios de comunicação no país, e voltou a defender sua regulamentação como proposta para o programa de governo a ser apresentado …

Ex-gerente da Transpetro é preso pela Lava Jato por propina que seria paga mensalmente ao PT

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão temporária na 47ª fase da Lava Jato, chamada de Operação Sothis. Um dos …

Reino Unido está disposto a pagar mais à União Europeia pela fatura do Brexit

O governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou nesta terça-feira (21) em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco econômico, segundo informou …

Maior dispensário de maconha do mundo inova ao inaugurar drive-thru

Da mesma forma que os restaurantes de fast-food, o maior dispensário de maconha do mundo oferece em Las Vegas um drive-thru no qual as batatas fritas, os refrigerantes e os hambúrgueres podem ser trocados por …