115 anos depois, “primeiro computador analógico do mundo” ainda é um enigma

Wikimedia

Fragmento principal da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Fragmento principal da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Considerada uma das descobertas arqueológicas mais importantes dos nossos tempos, a Máquina de Antikythera ainda é um grande mistério, passados 115 anos desde que foi encontrada ao largo de uma ilha grega.

O artefato com dois mil anos é considerado o primeiro “computador” analógico do mundo que seria usado para observações astronômicas. Mas as certezas em torno da sua existência são bem menos do que as dúvidas.

Foi encontrada por mergulhadores em 17 de maio de 1902, submersa a 43 metros de profundidade, ao lado de estátuas e outros objetos antigos, ao largo da costa da ilha grega de Antikythera, origem do nome da máquina.

Estava entre os destroços de uma galé romana que teria naufragado há dois mil anos, quando o Império Romano começou a conquistar as colônias gregas no Mediterrâneo. Acredita-se que faria parte dos objetos saqueados pelos romanos e que seria levada para Roma.

Giovanni Dall'Orto / Wikimedia

Réplica moderna da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Réplica moderna da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Capaz de prever eclipses

Muitos pesquisadores estudaram o intrigante objeto, estimando que teria sido fabricado por volta de 87 a.C., mas ninguém soube ainda explicar com exatidão porque teria sido criado.

Danificado e partido em vários pedaços, não foi fácil determinar sua função. A ideia mais viável, sugerida em 1971 pelo norte-americano Derek Price, aponta que o Mecanismo de Antikythera era um tipo de calculadora astronômica, uma invenção que seria muito avançada para a sua época.

Os símbolos gravados na máquina fazem referência a dias, meses e signos do Zodíaco, incluindo 30 engrenagens e três mostradores que, segundo análise feita em 2005, através de um tomógrafo digital, simulavam os movimentos do Sol, da Lua e de cinco planetas.

Nesse mesmo ano, ficou provado que o dispositivo era capaz de prever eclipses solares e lunares, de mapear a posição de planetas e até de sinalizar os próximos Jogos Olímpicos.

“Essencialmente, foi a primeira vez que a raça humana criou um computador“, considera o matemático Tony Freeth, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, em declarações divulgadas pela BBC.

“É incrível como um cientista daquela época descobriu como usar engrenagens para rastrear os complexos movimentos da Lua e dos planetas”, acrescenta Freeth.

Uma invenção de Arquimedes?

A Máquina de Antikythera é tão surpreendente e desconcertante que só 1,5 mil anos depois dela pode-se encontrar algo parecido, na Europa, na forma dos primeiros relógios mecânicos astronômicos.

Toda essa genialidade do mecanismo reporta para Arquimedes, o mais brilhante dos matemáticos e engenheiros gregos, considerado o cientista mais importante da Antiguidade clássica, que determinou a distância da Terra à Lua, descobriu como calcular o volume de uma esfera e o número fundamental π (Pi).

“Só um matemático brilhante como Arquimedes poderia ter desenhado a Máquina de Antikythera”, diz Freeth.

Acredita-se que o artefato, que pode ter sido feito na Ilha de Rodes, não seria caso isolado e que haveria outros exemplares semelhantes, embora a Máquina de Antikythera seja o único exemplar encontrado até agora.

Mas o mistério em torno desta “máquina extraordinária”, realça o site do Projeto de Pesquisa do Mecanismo de Antikythera, continua a espantar a comunidade científica mundial e está longe de ser desvendado.

A Máquina de Antikythera original está exposta no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia. Há também réplicas funcionais do mecanismo exibidas em outros locais, como no Museu do Computador de Bozeman, em Montana, EUA.

// ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ben Affleck afasta dúvidas: “Eu sou o Batman!”

Os últimos dias têm sido de rumores sobre a saída de Ben Affleck do papel de Batman nos vários filmes da DC. O ator esteve neste sábado (22) na Comic Con e negou querer abandonar …

Museu chinês oferece recompensa a quem conseguir decifrar caracteres antigos

Um museu da China pediu a peritos de todo o mundo que ajudem a decifrar caracteres com 3 mil anos de antiguidade e ofereceu milhões de dólares a quem o conseguir, informou neste domingo (23) …

Mistério da carta de Abraham Lincoln teria sido finalmente resolvido

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da época da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas, afinal, a carta não teria sido escrita por ele. Conhecida …

Cientistas descobrem partícula "angelical" que é sua própria antipartícula

Toda partícula fundamental no universo possui uma antipartícula, que tem a mesma massa, mas carga oposta. Se uma partícula encontra sua antipartícula, as duas se aniquilam em um flash de energia. Desde 1937, no entanto, os …

Ações das Forças Armadas serão feitas de surpresa no Rio

As ações das Forças Armadas no Rio de Janeiro, anunciadas nesta semana pelo governo federal, serão feitas de surpresa, sem aviso prévio. A informação é do ministro da Defesa, Raul Jungmann. “Vamos atuar com efeito …

Carta de 1995 com previsões para 2060 é encontrada na Austrália

O texto foi escrito há 22 anos e foi agora encontrado em uma parede como uma espécie de “cápsula do tempo”. A ideia era que só fosse descoberta em 2060. Greg Wilkison é o autor da …

Novo método de reprodução assistida pode aumentar taxa de sucesso de gestação

Uma equipe de pesquisadores da Espanha desenvolveu uma estratégia para melhorar a seleção de espermatozoides para as técnicas de reprodução assistida que “poderia aumentar em 20% a taxa de gestação obtida atualmente através da injeção …

Um em cada três casos de demência pode ser evitado - sem recorrer a medicamentos

Um em cada três casos de demência pode ser evitado se as pessoas cuidarem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estima-se que 47 milhões de pessoas sofram da doença no mundo e a …

Efeito gravitacional do Big Bang é observado em cristal

Um efeito exótico na física de partículas, que, conforme a teoria, ocorre em imensos campos gravitacionais – próximo a um buraco negro, ou em condições como a que decorreram logo após o Big Bang – …

Maços de cigarro de maconha serão vendidos em supermercado na Suíça

Aquilo que era um cômico sonho costumeiro entre os usuários de maconha acaba de se tornar realidade: a rede de supermercados Coop acaba de anunciar o primeiro maço de cigarros de maconha industrializado do mundo. O …