Cientistas detectam grande volume de massa anômala sob maior cratera da Lua

Marshall Space Flight Center / NASA

Pesquisadores da Universidade de Baylor publicaram um novo estudo em torno de um grande volume de massa misteriosa descoberta na Lua, informou o site.

No relatório de um grupo de cientistas da Universidade de Baylor lê-se que a massa misteriosa localizada sob a maior cratera do Sistema Solar pode conter metal do asteroide que colidiu com a Lua e formou a cratera, escreveu o portal Eurek Alert.

“Imagine pegar uma pilha de metal cinco vezes maior que a Ilha Grande de Havaí e a enterrar debaixo do solo. Isso é, aproximadamente, a quantidade inesperada de massa que detectamos”, disse um dos cientistas, Peter James.

A cratera tem 2 mil quilômetros de largura, mas, apesar de seu tamanho, ela não pode ser vista da Terra porque fica do outro lado da Lua.

Os pesquisadores analisaram os dados das sondas espaciais usadas pela missão de Recuperação de Gravidade e Laboratório Interior (GRAIL, na sigla em inglês) da NASA.

“Quando os combinamos com os dados da topografia da Lua do Lunar Reconnaissance Orbiter, descobrimos um volume inesperadamente grande de massa com profundidade de centenas de quilômetros sob a bacia do Polo Sul-Aitken”, disse James.

Ele explicou que a massa poderia ser o metal, ainda embutido na Lua, do asteroide que formou a cratera. Simulações de computador de impactos de asteroides sugerem que o núcleo de ferro e níquel de um asteroide, nas condições apropriadas, poderia ficar disperso no espaço entre a crosta e o núcleo da Lua.

“Os cálculos mostram que o núcleo suficientemente disperso do asteroide que causou o impacto [na Lua] pode ter permanecido suspenso no manto da Lua até hoje, em vez de ter afundado até ao núcleo da Lua”, afirma James.

Outra possibilidade é que a grande massa possa ser uma concentração de óxidos densos associados com a última etapa de solidificação do oceano de magma da Lua.

James disse que a bacia do Polo Sul-Aitken, que se pensa ter a idade de cerca de 4 bilhões de anos, é a maior cratera preservada no Sistema Solar e a qualificou como “o melhor laboratório natural para pesquisar impactos catastróficos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …