Gigantes da moda são boicotados na China após terem criticado repressão da minoria uigur por Pequim

Após a H&M na quarta-feira (24), nessa quinta-feira (25) foi a vez de Nike, Adidas e Uniqlo serem alvo de retaliação de Pequim. Em sinal de protesto contra a repressão dos uigures, as marcas pararam de comprar produtos vindo do Xinjiang, região onde vive essa minoria muçulmana, que a comunidade internacional afirma ser alvo de trabalhos forçados impostos pelo governo chinês. As autoridades do país não apreciaram a atitude das grifes de moda e uma campanha de boicote nacional foi lançada.

Desde o ano passado a gigante sueca do fast fashion H&M havia anunciou que iria parar de usar o algodão de Xinjiang.

A decisão surgiu na sequência de um relatório da ONG Australian Strategic Policy Institute, no qual a marca de moda é acusada de ter se abastecido “potencialmente direta ou indiretamente”, entre 2017 e 2019, através de estruturas que recorrem à mão de obra uigur dos “campos da reeducação”. Outras grifes seguiram os passos da H&M, deixando de comprar matéria-prima ou produtos confeccionados em Xinjiang.

Mas essa semana a China decidiu revidar, boicotando os produtos H&M. A campanha de retaliação começou com a Liga da Juventude Comunista, filiada ao Partido Comunista, que lançou o debate no Weibo, o Twitter chinês.

“Espalhar boatos e boicotar o algodão de Xinjiang e ao mesmo tempo esperar continuar ganhando dinheiro na China? Estão sonhando !”, disse a organização, publicando cópias do comunicado da H&M que gerou a polêmica.

Os produtos da H&M saíram das principais páginas de venda de roupas na China, dois atores famosos cortaram relações com a empresa, e a imprensa estatal criticou a marca. Em um comunicado, a H&M China declarou que não adotou “qualquer posição política”, garantindo que segue comprometida com seus negócios de longo prazo no país. A China é o 4° mercado mais importante para do grupo sueco no mundo.

Nessa quinta, foi a vez das gigantes de artigos esportivos Nike e Adidas e da marca de fast fashion japonesa Uniqlo serem alvo de retaliação nas redes sociais. Também circulava no Weibo ameaças de boicote de consumidores visando a espanhola Zara e a americana Gap.

Trabalhos forçados

Questionado se o governo estaria por trás da polêmica, o Ministério chinês das Relações Exteriores negou qualquer envolvimento.

“O mercado chinês é o que é. Não precisamos intimidar as empresas”, disse a porta-voz Hua Chunying a repórteres. “Mas uma coisa é certa: os chineses não permitirão que estrangeiros se aproveitem da China para depois criticá-la”, acrescentou.

Segundo estudos de institutos dos Estados Unidos e da Austrália, pelo menos um milhão de uigures estão nos “campos”, e alguns deles são submetidos a “trabalhos forçados”, principalmente em plantações de algodão.

A China nega categoricamente estas afirmações e diz que se trata de relatórios tendenciosos. Segundo o governo, os “campos” são, na verdade, “centros de formação profissional” destinados a dar emprego à população para mantê-la afastada do extremismo.

A campanha de boicote às marcas de moda coincide com as sanções impostas pela União Europeia e outros países sobre a China, justamente por causa do tratamento dado aos uigures.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …