Cientistas teriam descoberto cratera de meteorito que impactou a Terra há 790 mil anos

Um recente estudo, liderado pelo geólogo norte-americano Kerry Sieh e publicado no jornal PNAS, revelou que, no Laos, por baixo da camada de lava do campo vulcânico de Bolaven, se encontra uma cratera de impacto de um grande meteorito com aproximadamente 790 mil anos.

Os cientistas apresentaram evidências estratigráficas, geoquímicas, geofísicas e geocronológicas de que a cratera, com cerca de 15 quilômetros de diâmetro, permanece enterrada debaixo de um grande campo vulcânico formado recentemente no sul do Laos.

Os especialistas salientam que “a cratera e os efeitos proximais de um grande impacto de meteorito (…) escaparam à descoberta durante quase um século”. Porém, durante muito tempo era considerado que “estavam localizados algures na Indochina.”

No final dos anos 30 do século passado, cientistas descobriram depósitos de camadas de tectitos que são pedras em forma de “gotas de vidro negro” na costa de Austrália e no sudeste asiático, “espalhadas em aproximadamente 20% do território do hemisfério oriental da Terra”, que se crê terem sido formadas na sequência de impactos de grandes meteoritos na superfície da Terra.

Os pesquisadores se concentram nas distorções do campo gravitacional terrestre que podem surgir perto de crateras. Foi essa missão que indicou a existência da cratera no Laos, no território do platô de Bolaven, repleto de lava e detritos de rochas sedimentares.

Após analisar o interior da cratera, se verificou que é composto pelos mesmos minerais que os tectitos e, nos arredores, os cientistas descobriram vestígios de rochas deformadas como resultado de um forte impacto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dor nos olhos após COVID-19: cientistas explicam causa de complicação inesperada do vírus

Uma pesquisa de cientistas alemães mostrou que o coronavírus pode penetrar nos olhos e infectar os fotorreceptores e células ganglionares na retina. Isso pode ser uma causa de problemas com os olhos após a COVID-19. Os …

Estudo mostra como mudanças climáticas afetarão a energia hidrelétrica no Brasil

Um novo relatório publicado pela Global Environmental Change revela que, nas próximas décadas, as reduções de precipitação e vazão dos rios na região amazônica — a maior bacia hidrográfica do mundo e uma forte candidata …

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …