Restauração polêmica no Canadá deixa imagem de menino Jesus com aparência de Maggie Simpson

Uma estátua do menino Jesus ao lado de uma igreja no Canadá chamou a atenção dos fiéis após passar por uma restauração.

A cabeça da estátua desapareceu do cemitério da igreja de Sainte-Anne des Pins, em Sudbury, no ano passado. Uma artista local fez uma escultura para substituir a peça usando argila da região, que tem uma cor de terra mais clara.

Após a rede canadense CBC divulgar a história, internautas começaram a comparar a escultura com a personagem Maggie Simpson, filha do casal Homer e Marge no desenho Os Simpsons.

“É a Maggie Simpson!”, escreveu Andre Proulx, um dos muitos que apontaram semelhança com a personagem e também com Lisa Simpson, irmã de Maggie no desenho.

Outros compararam o trabalho à “restauração” de uma pintura de Jesus na Espanha.

Em 2012 Cecília Gimenez se tornou celebridade mundial ao fazer um restauro desastrado no rosto de Jesus na pintura do século 19 “Ecce Homo”, do artista Elias Garcia Martinez, em uma igreja de Zaragoza.

O rosto deformado de Jesus virou piada no mundo todo.

“Na mesma linha da mulher na Espanha que ‘restaurou’ o afresco de Jesus para uma igreja; quando ela terminou parecia que uma criança de quatro anos tinha feito o serviço”, comentou David Barry Cooper.

“Ecce Homo. Sim, parece o equivalente em forma de escultura”, concordou David Allan.

Substituta temporária

A estátua da Virgem Maria com o menino Jesus no colo foi vandalizada e a igreja de Sainte-Anne des Pins estava com dificuldades para encontrar alguém para reparar a escultura.

Até que a artista local Heather Wise se ofereceu para criar uma peça temporária para a cabeça do menino Jesus, que havia sido arrancada.

“Ela estava preocupada e se ofereceu (para fazer a cabeça substituta)”, contou Gerard Lajeunesse, padre da igreja, que agradeceu à Wise pelo ato voluntário e pela “bondade de seu coração”.

Lajeunesse explicou que a artista passou várias horas esculpindo a nova cabeça em argila.

“A dificuldade é que a artista teve que levantar o queixo para que a cabeça ficasse no lugar, pois (a escultura) caía.”

E a argila da escultura também começou a se desmanchar depois de uma chuva.

“Não espero que dure muito. Ela (a artista) planeja esculpir em pedra em algum momento do ano que vem”, afirmou o padre. Ele disse que alguns fiéis ficaram surpresos e até decepcionados com a nova aparência do menino Jesus.

Realmente é chocante por causa do grande contraste de cores”, reconheceu Gerard Lajeunesse, padre da igreja, à CBC.

Outros consideraram a situação engraçada e ironizaram as reações negativas.

“Já que ninguém sabe qual era a aparência de Jesus, que diferença faz?”, questionou Michael Westlake.

“Você pode ter razão, mas ele provavelmente não parecia com o Gollum”, respondeu Jason Lemieux, citando o personagem da trilogia O Senhor dos Anéis.

“Choque? Mágoa? Decepção? Que tal risos, diversão ou piadas com os Simpsons?”, escreveu Robert Borden.

O padre de Sainte-Anne des Pins afirmou que para substituir a escultura inteira seriam necessários até 10 mil dólares canadenses (mais de R$ 23 mil) e tentou tranquilizar os fiéis.

“É uma primeira tentativa. E, com sorte, o que for feito no final irá agradar a todos.”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …