Cientistas ficam cercados por ursos polares no Ártico por uma semana

Victor Nikiforov / WWF Rússia

 Ursos polares não costumam atacar humanos, mas casos assim vêm se tornando mais frequentes

Ursos polares não costumam atacar humanos, mas casos assim vêm se tornando mais frequentes

Os ursos polares estão entre os maiores predadores do mundo e têm, no Ártico, um espaço para vagar livremente. Mas a presença de cinco desses animais provocou medo nos arredores de uma estação climática na ilha de Vaygach, no extremo norte da Rússia.

Os ursos cercaram a estação e, há quase uma semana, mantêm um grupo de pesquisadores isolado dentro do local.

O governo russo prometeu ajudar a resolver a situação, segundo a ONG ambiental WWF, que acompanha o caso.

“Não é um problema que o urso polar esteja aqui, é o seu território. O problema é que eles (pesquisadores) não têm equipamentos o suficiente para evitar (um ataque) dos ursos”, disse à BBC o pesquisador Victor Nikiforov, da WWF.

Os ursos polares, como os que são vistos das janelas da estação, pesam em média 460 quilos e podem chegar a 2,60 metros de comprimento. Além disso, são muito ágeis e podem saltar até 3,65 metros.

Victor Nikiforov / WWF Rússia

 Cientistas não têm armas ou equipamentos para afugentar os ursos

Cientistas não têm armas ou equipamentos para afugentar os ursos

O grupo de pesquisa meteorológica consiste em duas irmãs cientistas e um mecânico. Eles interromperam a medição de temperaturas marítimas, que realizavam duas vezes por dia, após verem dois ursos polares brigando por conta de comida.

Os pesquisadores tentaram afugentá-los com sinalizadores, sem sucesso.

Os animais estão em busca de alimento em seu habitat natural e não é comum que ataquem humanos.

Mas pesquisadores têm registrado um aumento de casos nos últimos anos e acreditam que mudanças climáticas têm forçado esses animais a explorar terras menos remotas.

Os pesquisadores que vivem na estação científica de estudos do clima da ilha de Vaygach não têm armas ou equipamentos que os permita afujentar os animais.

Enquanto isso, só resta aos cientistas esperar por auxílio ou esperar que os ursos desistam do cerco.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …