Rara prova de crucificação nos ajuda a entender como Jesus Cristo morreu

Arqueólogos italianos encontraram um raro vestígio de uma crucificação de um homem que teria morrido numa cruz de madeira, de forma semelhante ao que aconteceu com Jesus Cristo, segundo os relatos da Bíblia. Trata-se de uma descoberta quase inédita.

Apesar de ter sido uma forma de punição habitual para os criminosos no antigo Império Romano, quase nenhum vestígio arqueológico de crucificações têm sido encontrados.

Os indícios detectados no corpo de um homem enterrado no norte da Itália há 2 mil anos, são, na verdade, apenas “o segundo caso documentado no mundo”, como salienta a coautora da pesquisa, Ursula Thun Hohenstein, da Universidade de Ferrara, em declarações ao jornal Estense.

O outro vestígio foi detectado em 1968, durante escavações em Jerusalém, com a descoberta de um prego de cerca de 8 centímetros ainda atravessado no calcanhar de um homem, cujos restos mortais foram encontrados em túmulos que datam da época do Império Romano, segundo conta o Live Science. O prego estava preso a um pequeno pedaço de madeira de oliveira, provavelmente oriundo da cruz onde teria sido crucificado.

Quanto aos segundos sinais desta forma de punição brutal, já foram encontrados em 2007, em um homem enterrado há 2 mil anos na localidade de Gavello, a cerca de 40 quilômetros de Veneza, no norte da Itália.

Os vestígios foram analisados agora por um grupo de cientistas das universidades de Ferrara e de Florença, na Itália, que concluíram que o homem tinha uma lesão e uma fratura não curada no calcanhar que sugere que seus pés foram pregados na cruz.

A lesão atravessa “todo o osso”, como explica a pesquisadora Emanuela Gualdi, também da Universidade de Ferrara, em declarações ao Live Science.

Todavia, os resultados não são conclusivos, dado o mau estado de preservação dos ossos analisados e pelo fato de não ter sido encontrado o osso do outro calcanhar, apontam os cientistas no estudo publicado na revista Archaeological and Anthropological Sciences.

Os pesquisadores notam, ainda, que não há sinais de que o homem tenha sido crucificado nos pulsos, como teria acontecido com Jesus Cristo, segundo os relatos da Bíblia. Ele pode ter tido os braços atados à cruz com uma corda, como também era prática na época.

Os testes genéticos e biológicos realizados nos restos mortais indicam que se tratava de um homem de estatura magra, com altura abaixo da média, e idade entre 30 e 34 anos.

Os vestígios revelam que o corpo foi diretamente enterrado no chão, algo incomum nos enterros romanos, o que indica que poderia ser um escravo ou um prisioneiro. “A marginalização do enterro indica que era, provavelmente, um indivíduo considerado perigoso ou difamado na sociedade Romana”, refere Emanuela Gualdi ao Live Science.

A crucificação era uma punição muito severa que infligia grande dor e que levava as vítimas a agonizarem até a morte durante várias horas (ou dias!). Os corpos eram depois deixados para apodrecer na cruz ou serem comidos por animais, mas em alguns casos eram enterrados.

“Embora esse tipo de execução brutal tenha sido aperfeiçoado e praticado durante muito tempo pelos romanos, as dificuldades em preservar ossos danificados e em interpretar traumas dificultam o reconhecimento de vítimas de crucificação, tornando esse achado ainda mais precioso”, destaca Ursula Thun Hohenstein.

Além disso, os pregos utilizados nas crucificações eram, muitas vezes, recuperados dos corpos, para reaproveitamento, acrescenta Emanuela Gualdi no Live Science. Mais um dado que complica a detecção de sinais destas mortes brutais.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De Jesus jamais seria. Pode ser dos ladrões que foram crucificados a sua direita e esquerda e não foram pregados nos pulsos e sim amarrados.

  2. ELE EXISTIU. ERA DE NAZARÉ DA GALILEIA, PREGOU DE UMA MANEIRA ENCANTADORA E DEIXOU NA MEMÓRIA DOS DISCÍPULOS AFORISMOS QUE LHES FICARAM GRAVADOS PROFUNDAMENTE. NÃO PRETENDEU FAZER NENHUM MILAGRE, ELE NÃO DIZIA SER O MESSIAS, NÃO PENSOU NOS DISCURSOS APOCALÍPTICOS QUE LHE SÃO ATRIBUÍDOS….JESUS É INTÁNGIVEL….
    BASTA “COSI”…..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …