Rara prova de crucificação nos ajuda a entender como Jesus Cristo morreu

Arqueólogos italianos encontraram um raro vestígio de uma crucificação de um homem que teria morrido numa cruz de madeira, de forma semelhante ao que aconteceu com Jesus Cristo, segundo os relatos da Bíblia. Trata-se de uma descoberta quase inédita.

Apesar de ter sido uma forma de punição habitual para os criminosos no antigo Império Romano, quase nenhum vestígio arqueológico de crucificações têm sido encontrados.

Os indícios detectados no corpo de um homem enterrado no norte da Itália há 2 mil anos, são, na verdade, apenas “o segundo caso documentado no mundo”, como salienta a coautora da pesquisa, Ursula Thun Hohenstein, da Universidade de Ferrara, em declarações ao jornal Estense.

O outro vestígio foi detectado em 1968, durante escavações em Jerusalém, com a descoberta de um prego de cerca de 8 centímetros ainda atravessado no calcanhar de um homem, cujos restos mortais foram encontrados em túmulos que datam da época do Império Romano, segundo conta o Live Science. O prego estava preso a um pequeno pedaço de madeira de oliveira, provavelmente oriundo da cruz onde teria sido crucificado.

Quanto aos segundos sinais desta forma de punição brutal, já foram encontrados em 2007, em um homem enterrado há 2 mil anos na localidade de Gavello, a cerca de 40 quilômetros de Veneza, no norte da Itália.

Os vestígios foram analisados agora por um grupo de cientistas das universidades de Ferrara e de Florença, na Itália, que concluíram que o homem tinha uma lesão e uma fratura não curada no calcanhar que sugere que seus pés foram pregados na cruz.

A lesão atravessa “todo o osso”, como explica a pesquisadora Emanuela Gualdi, também da Universidade de Ferrara, em declarações ao Live Science.

Todavia, os resultados não são conclusivos, dado o mau estado de preservação dos ossos analisados e pelo fato de não ter sido encontrado o osso do outro calcanhar, apontam os cientistas no estudo publicado na revista Archaeological and Anthropological Sciences.

Os pesquisadores notam, ainda, que não há sinais de que o homem tenha sido crucificado nos pulsos, como teria acontecido com Jesus Cristo, segundo os relatos da Bíblia. Ele pode ter tido os braços atados à cruz com uma corda, como também era prática na época.

Os testes genéticos e biológicos realizados nos restos mortais indicam que se tratava de um homem de estatura magra, com altura abaixo da média, e idade entre 30 e 34 anos.

Os vestígios revelam que o corpo foi diretamente enterrado no chão, algo incomum nos enterros romanos, o que indica que poderia ser um escravo ou um prisioneiro. “A marginalização do enterro indica que era, provavelmente, um indivíduo considerado perigoso ou difamado na sociedade Romana”, refere Emanuela Gualdi ao Live Science.

A crucificação era uma punição muito severa que infligia grande dor e que levava as vítimas a agonizarem até a morte durante várias horas (ou dias!). Os corpos eram depois deixados para apodrecer na cruz ou serem comidos por animais, mas em alguns casos eram enterrados.

“Embora esse tipo de execução brutal tenha sido aperfeiçoado e praticado durante muito tempo pelos romanos, as dificuldades em preservar ossos danificados e em interpretar traumas dificultam o reconhecimento de vítimas de crucificação, tornando esse achado ainda mais precioso”, destaca Ursula Thun Hohenstein.

Além disso, os pregos utilizados nas crucificações eram, muitas vezes, recuperados dos corpos, para reaproveitamento, acrescenta Emanuela Gualdi no Live Science. Mais um dado que complica a detecção de sinais destas mortes brutais.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De Jesus jamais seria. Pode ser dos ladrões que foram crucificados a sua direita e esquerda e não foram pregados nos pulsos e sim amarrados.

  2. ELE EXISTIU. ERA DE NAZARÉ DA GALILEIA, PREGOU DE UMA MANEIRA ENCANTADORA E DEIXOU NA MEMÓRIA DOS DISCÍPULOS AFORISMOS QUE LHES FICARAM GRAVADOS PROFUNDAMENTE. NÃO PRETENDEU FAZER NENHUM MILAGRE, ELE NÃO DIZIA SER O MESSIAS, NÃO PENSOU NOS DISCURSOS APOCALÍPTICOS QUE LHE SÃO ATRIBUÍDOS….JESUS É INTÁNGIVEL….
    BASTA “COSI”…..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oxigênio descoberto em Marte intriga cientistas da NASA

Padrão de comportamento do oxigênio recém-descoberto pelo rover Curiosity, da NASA, é tão diferente que os cientistas não conseguem desvendá-lo através dos processos químicos conhecidos pela ciência. A agência espacial norte-americana divulgou os resultados da análise …

O misterioso "Monstro Tully" acaba de ficar ainda mais esquisito

Um fóssil de 300 mil anos descoberto na década de 1950 no estado de Illinois (EUA) tem gerado muitas discussões entre cientistas. Batizado de Tullimonstrum, ou Monstro Tully, ele se parece com uma lesma. Mas …

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …