Rara prova de crucificação nos ajuda a entender como Jesus Cristo morreu

Arqueólogos italianos encontraram um raro vestígio de uma crucificação de um homem que teria morrido numa cruz de madeira, de forma semelhante ao que aconteceu com Jesus Cristo, segundo os relatos da Bíblia. Trata-se de uma descoberta quase inédita.

Apesar de ter sido uma forma de punição habitual para os criminosos no antigo Império Romano, quase nenhum vestígio arqueológico de crucificações têm sido encontrados.

Os indícios detectados no corpo de um homem enterrado no norte da Itália há 2 mil anos, são, na verdade, apenas “o segundo caso documentado no mundo”, como salienta a coautora da pesquisa, Ursula Thun Hohenstein, da Universidade de Ferrara, em declarações ao jornal Estense.

O outro vestígio foi detectado em 1968, durante escavações em Jerusalém, com a descoberta de um prego de cerca de 8 centímetros ainda atravessado no calcanhar de um homem, cujos restos mortais foram encontrados em túmulos que datam da época do Império Romano, segundo conta o Live Science. O prego estava preso a um pequeno pedaço de madeira de oliveira, provavelmente oriundo da cruz onde teria sido crucificado.

Quanto aos segundos sinais desta forma de punição brutal, já foram encontrados em 2007, em um homem enterrado há 2 mil anos na localidade de Gavello, a cerca de 40 quilômetros de Veneza, no norte da Itália.

Os vestígios foram analisados agora por um grupo de cientistas das universidades de Ferrara e de Florença, na Itália, que concluíram que o homem tinha uma lesão e uma fratura não curada no calcanhar que sugere que seus pés foram pregados na cruz.

A lesão atravessa “todo o osso”, como explica a pesquisadora Emanuela Gualdi, também da Universidade de Ferrara, em declarações ao Live Science.

Todavia, os resultados não são conclusivos, dado o mau estado de preservação dos ossos analisados e pelo fato de não ter sido encontrado o osso do outro calcanhar, apontam os cientistas no estudo publicado na revista Archaeological and Anthropological Sciences.

Os pesquisadores notam, ainda, que não há sinais de que o homem tenha sido crucificado nos pulsos, como teria acontecido com Jesus Cristo, segundo os relatos da Bíblia. Ele pode ter tido os braços atados à cruz com uma corda, como também era prática na época.

Os testes genéticos e biológicos realizados nos restos mortais indicam que se tratava de um homem de estatura magra, com altura abaixo da média, e idade entre 30 e 34 anos.

Os vestígios revelam que o corpo foi diretamente enterrado no chão, algo incomum nos enterros romanos, o que indica que poderia ser um escravo ou um prisioneiro. “A marginalização do enterro indica que era, provavelmente, um indivíduo considerado perigoso ou difamado na sociedade Romana”, refere Emanuela Gualdi ao Live Science.

A crucificação era uma punição muito severa que infligia grande dor e que levava as vítimas a agonizarem até a morte durante várias horas (ou dias!). Os corpos eram depois deixados para apodrecer na cruz ou serem comidos por animais, mas em alguns casos eram enterrados.

“Embora esse tipo de execução brutal tenha sido aperfeiçoado e praticado durante muito tempo pelos romanos, as dificuldades em preservar ossos danificados e em interpretar traumas dificultam o reconhecimento de vítimas de crucificação, tornando esse achado ainda mais precioso”, destaca Ursula Thun Hohenstein.

Além disso, os pregos utilizados nas crucificações eram, muitas vezes, recuperados dos corpos, para reaproveitamento, acrescenta Emanuela Gualdi no Live Science. Mais um dado que complica a detecção de sinais destas mortes brutais.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De Jesus jamais seria. Pode ser dos ladrões que foram crucificados a sua direita e esquerda e não foram pregados nos pulsos e sim amarrados.

  2. ELE EXISTIU. ERA DE NAZARÉ DA GALILEIA, PREGOU DE UMA MANEIRA ENCANTADORA E DEIXOU NA MEMÓRIA DOS DISCÍPULOS AFORISMOS QUE LHES FICARAM GRAVADOS PROFUNDAMENTE. NÃO PRETENDEU FAZER NENHUM MILAGRE, ELE NÃO DIZIA SER O MESSIAS, NÃO PENSOU NOS DISCURSOS APOCALÍPTICOS QUE LHE SÃO ATRIBUÍDOS….JESUS É INTÁNGIVEL….
    BASTA “COSI”…..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …