Cientistas propõem fazer elementos de microchips do tamanho de uma molécula

Hoje, a eletrônica de silício quase atingiu o limite da miniaturização. A utilização de compostos orgânicos permite potencialmente criar elementos de microchips do tamanho de uma molécula.

Cientistas russos da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear MEPhI desenvolvem pesquisas ativas nesta esfera. Há pouco, eles modularam mudanças de estado excitado da molécula de um semicondutor orgânico. Os resultados deste trabalho são publicados no Journal of Physical Chemistry.

A eletrônica orgânica é considerada uma área promissora por duas razões. Primeiro, as matérias-primas para a síntese orgânica são bastante acessíveis. Segundo, a utilização de materiais orgânicos permite tornar os elementos dos microchips do tamanho de uma molécula, o que os aproxima das estruturas intracelulares dos seres vivos.

O desenho controlado, ou modelação, de moléculas orgânicas e materiais funcionais para a eletrônica orgânica é uma orientação científica prometedora. Os cientistas russos generalizam a experiência mundial existente e se dedicam a este tipo de modelação.

“Nosso grupo está envolvido na modelação preditiva de propriedades de materiais para a eletrônica orgânica, ou seja concretamente para os díodos orgânicos emissores de luz (OLED, em inglês). Quando o OLED é usado, os elétrons são alimentados a partir do cátodo, “buracos” que se encontram no meio do dispositivo, eles se encontram e recombinam, emitindo luz”, explica Aleksandra Freidzon, investigadora da Universidade MEPhI.

“O estado em que o elétron e o buraco estão próximos, mas não recombinados, pode existir durante bastante tempo e chama-se de excíton. Na maioria das vezes esse excíton é localizado dentro de uma única molécula”, acresenta Freidzon, uma das autoras da pesquisa, assistente da Cátedra de Física de Meios Condensados da Universidade MEPhI e investigadora do Centro de Fotoquímica da Academia de Ciências da Rússia.

Nas suas palavras, com a ajuda da transferência do excíton para moléculas vizinhas é fácil alterar a cor e a eficiência de iluminação dos OLEDs: entre camadas de tipos “n” e “p” de semicondutores orgânicos insere-se uma camada emitente de luz (geralmente também é um semicondutor) onde os elétrons se encontram com os “buracos”, se recombinam e não se “separam”.

“Estudamos o comportamento do excíton em uma molécula de um semicondutor típico de “buraco”, também usado como matriz da camada emitente. Acontece que o excíton não está localizado em toda a molécula, em algumas das suas partes, e pode migrar na molécula. Em particular, ele pode migrar sob a ação de pequenas perturbações, tal como a presença de outra molécula vizinha (por exemplo, de emitente dopante)”, comunicou Aleksndra Freidzon.

Os cientistas esclareceram o mecanismo e estimaram o tempo de migração de um excíton de uma extremidade da molécula para o outra.

“Resultou que, por uma das vias, a migração passa muito rapidamente, em escala de picosegundos, com a ajuda de certas perturbações intramoleculares“, diz cientista.

Como consideram os autores, agora tornou-se possível determinar como este processo é afetado pela presença de outras moléculas e propor modificações na molécula original, para tornar o processo de transferência de energia de excitação para a molécula do emissor o mais eficaz possível.

Estes princípios caraterizam o processo de modelação virtual de materiais funcionais: os cientistas destacam a função principal do material e estruturam um modelo do processo subjacente a esta função, para determinar os principais fatores que influem na eficácia do processo e para propor novas modificações do material.

Os cientistas apontam que eles se encontram na primeira etapa de compreensão do processo de migração do excíton em semicondutores orgânicos. Logo eles poderão recomendar modificações de moléculas que se utilizam em matrizes de camadas emissoras de OLED.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Este projeto social está buscando 7 pessoas para viajar o mundo com tudo pago

A empresa portuguesa YourBestLife está recrutando sete pessoas para viajar o mundo realizando trabalhos de impacto social com tudo pago. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e podem se candidatar pessoas que …

Pela primeira vez na história cientistas conseguem reverter envelhecimento

Nenhuma pessoa está livre do tempo: seja um jovem, uma criança, um recém-nascido ou um adulto em idade madura, todo mundo irá envelhecer e sentir os efeitos desse processo. Essa é uma verdade incontestável em qualquer …

Greta Thunberg protesta em frente à Casa Branca ao lado de estudantes pelo clima

A militante do meio ambiente, Greta Thunberg, participou nesta sexta-feira (13) de uma pequena manifestação sobre o clima em frente à Casa Branca. “Nunca desistam”, disse a ativista aos jovens que foram até o local …

Snowden alerta para propagação de mentiras na internet

Há seis anos, ex-analista da NSA causou terremoto político ao revelar atividades ilícitas do serviço secreto dos EUA. Em entrevistas a jornais alemães, Snowden conta que ainda almeja asilo político na Alemanha. Seis anos após divulgar …

Visita de objeto interestelar intriga comunidade científica

  O objeto interestelar foi detectado por um astrônomo amador, e desde então o visitante passou a intrigar a comunidade científica. Gennady Borisov, astrônomo amador, utilizou um telescópio que ele mesmo construiu para avistar o objeto. Sua …

Homem morto há 22 anos é encontrado com ajuda do Google Earth

Os restos mortais de um homem desaparecido há duas décadas, nos EUA, foram encontrados dentro de um carro submerso em um lago graças ao Google Earth. William Moldt foi dado como desaparecido em Lantana, na Flórida, …

O plano japonês de jogar ao mar água radioativa de Fukushima

Nesta semana, o ministro do Meio Ambiente do Japão, Yoshiaki Harada, declarou que despejar no Oceano Pacífico mais de 1 milhão de toneladas de água contaminada pelo desastre nuclear de Fukushima seria a "única opção" …

Incêndio no Hospital Badim deixou 11 mortos no Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira, deixando pelo menos onze mortos, conforme noticiado pela imprensa brasileira. Os pacientes foram retirados às pressas da unidade …

Origem dos cometas é revelada em novo estudo

Pesquisadores da Universidade de Leiden (Holanda) aplicaram modelos químicos em 14 cometas e encontraram um padrão em sua composição. Os cometas são bolas de gelo, poeira e pequenas partículas parecidas com pedras. Seus núcleos podem alcançar …

Princesa saudita é condenada por agressão em Paris

Filha do rei da Arábia Saudita foi acusada de ordenar que segurança amarrasse e agredisse um encanador. Trabalhador havia sido chamado para consertar uma pia no apartamento da princesa na capital francesa. Um tribunal francês condenou …