Astrônomos encontram 1ª molécula do Universo

O hidro-hélio, a primeira molécula formada no Universo, surgiu em uma temperatura de 3.700 graus Celsius, milhares de anos após o Big Bang, tendo sido detectada em uma nébula a três mil anos-luz da Terra.

A molécula mais antiga alguma vez detectada no espaço foi encontrada nesta quarta-feira (17) pela equipe de cientistas responsável por um estudo publicado pela revista Nature. Há mais de um século que os investigadores estudam esta molécula em condições laboratoriais, mas nunca tinha sido observada no espaço.

A molécula HeH+ surgiu milhares de anos após o Big Bang e por isso, trata-se da primeira molécula formada no início do Universo. O hidro-hélio provavelmente teve um papel fundamental no início do universo. A união entre um átomo de hélio e um protão é vista como a primeira ligação molecular, bem como o primeiro composto químico.

Segundo os especialistas, a molécula foi detectada em uma pequena nébula de 600 anos, a três mil anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus.

“A falta de provas definitivas de sua existência no espaço interestelar tem sido um dilema para a astronomia por um longo tempo”, afirmou o autor principal do estudo, Rolf Gusten, cientista do Instituto Max Planck de Radioastronomia, em Bona.

O maior problema encontrado durante as pesquisas era que as ondas eletromagnéticas emitidas pela molécula estavam em um alcance infravermelho distante, anulado pela atmosfera da Terra, ou seja, não eram detectáveis a partir da superfície terrestre.

Por isso, a NASA e o Centro Aeroespacial Alemão decidiram criar um observatório aéreo, com três componentes principais: um telescópio gigante de 2,5 metros de comprimento, um espectrômetro de infravermelhos e um Boeing 747 suficientemente grande para carregá-los.

De uma altitude de quase 14.000 metros, o observatório Estratosférico de Astronomia de Infravermelhos (SOFIA) recolheu diversos dados em 2016. O telescópio transportado pela aeronave captou imagens de alta resolução.

Esses dados continham a evidência molecular que a equipe responsável pelo estudo procurava há tempos, entrelaçada na nebulosa planetária conhecida como NGC 7027.

A boa qualidade das imagens permitiu distinguir a luz do hidro-hélio de outras moléculas semelhantes existentes na nebulosa planetária. “A descoberta do HeH+ é uma demonstração dramática e bela da tendência da natureza a formar moléculas”, afirmou David Neufeld, co-autor do estudo, que considera a molécula como o “começo da química”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …