Cientistas revelam de quem eram restos mortais em misterioso enterro subaquático na Finlândia

A. Pasini et al. / World Neurosurgery

A ausência de povoações contemporâneas perto do local de enterramento, juntamente com o fato de que os restos dos corpos enterrados pertenciam a mulheres e crianças, fez os cientistas pensar que o local seria usado para enterrar pessoas que faziam parte de um grupo especifico da sociedade.

Tendo examinado os restos mortais das pessoas que foram enterradas debaixo d’água, em um lago localizado na região de Isokyro, cientistas finlandeses descobriram que as pessoas falecidas estavam relacionadas com o atual povo sámi (um grupo étnico nativo da Lapônia, o território dessa população abrange regiões da Noruega, Suécia, Finlândia e a península de Kola, na Rússia), podendo desta maneira lançar luz sobre as origens das antigas migrações dos povos na Europa.

De acordo com o Daily Mail, apesar de os motivos exatos do enterramento de pessoas desta maneira ainda não serem muito claros, o enterramento subaquático, aparentemente exclusivo da Finlândia, garantiu que os restos dos corpos tenham permanecido “excepcionalmente bem preservados”, permitindo aos investigadores determinar que eles remontam até a um período entre 400 e 800 d.C.

Levanluhta é o maior sítio arqueológico e local de enterramento da Idade do Ferro no país e nele foram encontrados restos de corpos de cerca de 98 pessoas junto com vários artefatos, tais como broches e braceletes valiosos, desde a sua descoberta no século XIX.

Cientistas conseguiram também determinar que a maioria dos restos mortais pertencia a mulheres e crianças, o que, junto com a ausência de qualquer tipo de povoações contemporâneas perto do lago, lhes fez pensar que o local seria usado para enterrar pessoas “que eram de algum modo diferentes, ou pertenciam a um grupo específico dento da sociedade”.

“O projeto Levanluhta exige estudos mais aprofundados, não apenas para coletar mais informações de DNA, mas também para perceber o enterramento na água como fenômeno”, explica a autora da investigação Kristiina Mannermaa, da Universidade de Helsinque, afirmando que a resposta para esta questão ainda tem que ser encontrada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …