Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos.

Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, vem de um corpo celeste, segundo um comunicado publicado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA.

Cientistas acreditam que a maioria dos meteoritos vem de planetesimais, pequenos corpos rochosos que se formaram no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos, e que só podem ser fundidos (meteoritos condríticos, a grande maioria) ou não fundidos (acondríticos).

No entanto, o estudo publicado na revista Science Advances determinou que esse grupo de meteoritos, chamado de meteoritos de ferro IIE, se originou em um corpo parente tanto com camadas derretidas e não derretidas. A existência de meteoritos “intermédios” foi teorizada por cientistas até agora, mas sem grandes evidências.

“Estes meteoritos de ferro IIE são meteoritos estranhos“, disse o coautor Benjamin Weiss, professor do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do MIT. Segundo diz, eles mostram tanto evidências de serem derretidos como de originarem dos tempos primordiais do Sistema Solar, sem alterações.

A equipe usou um método de raios X no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, Califórnia, para revelar a orientação magnética dos minerais, descobrindo uma configuração complexa de componentes fundidos e sólidos, que “teriam levado mais tempo para se formar” do que o aceito pelos cientistas.

Após realizar simulações para o processo de formação dos meteoritos, os astrônomos concluíram que “se um corpo progenitor com um núcleo fundido colidisse com outro objeto, é possível que o material pudesse ser desalojado do núcleo. Esse material poderia acabar ficando mais próximo da superfície, de onde os meteoritos vieram”.

“À medida que o corpo esfria, os meteoritos nestes bolsos vão imprimir este campo magnético em seus minerais. Em algum momento, o campo magnético decairá, mas a impressão permanecerá”, explica Clara Maurel, estudante de pós-graduação do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias (EAPS) do MIT, e autora principal do estudo.

Significado da descoberta

“Este é um exemplo de um planetesimal que deve ter tido camadas derretidas e não derretidas. Ele incentiva a busca de mais evidências de estruturas planetárias compostas”, diz Maurel.

“A compreensão de todo o espectro de estruturas, desde estruturas não derretidas a totalmente derretidas, é a chave para decifrar como os planetesimais se formaram no Sistema Solar primitivo”, aponta.

Segundo Weiss, “a maioria dos corpos no cinturão de asteroides parece não fundido em sua superfície”. “Se eventualmente formos capazes de ver dentro dos asteroides, poderemos testar esta ideia. Talvez alguns asteroides sejam derretidos por dentro, e corpos como este planetesimal são realmente comuns”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …