Erupções explosivas? Cientistas se preocupam com água em cratera de vulcão havaiano

Bruce Omori / Paradise Helicopters / EPA

Cientistas detectaram a presença de água na cratera do vulcão Kilauea, no Havaí, informa o jornal The Independent. É possível que a atividade do vulcão venha a mudar, afirmam os geólogos.

A água descoberta no interior da cratera do vulcão Kilauea, no Havaí, um dos mais ativos no mundo, aumenta a probabilidade de futuras erupções, acreditam os geólogos do Instituto de Estudos Geológicos dos EUA (USGS), citados pelo The Independent.

“A questão é saber o que isso significa na evolução do vulcão“, declarou Don Swanson, cientista emérito do USGS.

A interação entre a água e a lava provoca erupções explosivas, sublinhou ele. No entanto, os cientistas não sabem exatamente como a presença da água mudará o comportamento do vulcão. Pode ser que a lava aqueça a água e isso poderia dar início ao escoamento da lava. Pequenas explosões são também possíveis.

“Uma outra possibilidade é a subida rápida do magma”, continua Swanson. “Isso pode causar explosões mais fortes”, adicionou ele. A atividade do vulcão Kilauea se caracteriza pela alternância de períodos de erupções explosivas e efusivas.

Os cientistas consideram que o próximo período de erupções explosivas começará antes do desabamento maciço do fundo da cratera do Kilauea. No entanto, isso não vai acontecer já amanhã, segundo Swanson. “Eu insisto que a atual atividade do Kilauea, ou a sua ausência, pode ocorrer de uma ou de outra maneira”, afirmou ele.

“Podemos voltar ao que acontecia antes, ou isso poderá ser um preâmbulo para mudanças mais significativas do vulcão, que levariam a uma atividade explosiva”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Acordo entre Israel e Emirados é "punhalada pelas costas", denuncia Teerã

"O governo dos EAU e outros governos que o acompanham devem aceitar a responsabilidade por todas as consequências desta ação", destacou o Ministério das Relações Exteriores do Irã. O ministério condenou nesta sexta-feira (14) o acordo …

Fabricante toca música para seus queijos suíços ficarem melhores

O que será que faz com que os queijos suíços sejam tão bons? De acordo com este fabricante, a resposta é a música. Desde setembro, Beat Wampfler coloca grandes sucessos musicais para tocar para seus queijos …

É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o …

Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados …

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …