Quase 40 anos depois, a Arábia Saudita voltou a ter cinema

Majed Al-Malki / EPA

Arábia Saudita inaugurou o primeiro cinema comercial, pondo fim a uma proibição de quase 40 anos

A Arábia Saudita inaugurou nesta quarta-feira (18) o primeiro cinema comercial, pondo fim a uma proibição de quase 40 anos, em um esforço do príncipe saudita para modernizar o reino conservador.

Segundo a Reuters, o novo cinema, construído em uma antiga sala de concertos em Ríade, foi inaugurado com pompas em um evento VIP e com direito a tapete vermelho. Membros do governo e autoridades estrangeiras assistiram ao filme da Marvel “Black Panther” (Pantera Negra) em uma tela de quase 14 metros.

O diretor executivo da AMC Enternainment Holding, Adam Aron, disse que os bilhetes estão à venda a partir desta quinta-feira (19) e as primeiras projeções começam na sexta. “Os sauditas vão agora poder ir a um cinema lindo e ver filmes na forma como é suposto serem vistos: na telona”, disse à agência.

A inauguração do cinema comercial marca mais um passo nas reformas iniciadas pelo príncipe Mohammed bin Salman, que pretende abrir o país culturalmente e diversificar a economia.

Nos últimos dois anos, o príncipe saudita de 32 anos já revogou algumas proibições, incluindo shows públicos e autorizou que mulheres possam dirigir e assistir a jogos nos estádios de futebol.

Segundo a Reuters, muitos sauditas elogiaram a reintrodução do cinema no país, uma proibição com quase 40 anos, e compartilharam elogios ao príncipe nas redes sociais. Outros expressaram confusão com a medida, considerando-a uma mudança radical.

Os cinemas foram proibidos na década de 80, sob pressão dos islamitas, numa época em que a sociedade abraçou uma severa versão conservadora do Islã. Porém, a cultura ocidental nunca deixou de estar presente no país, com os filmes de Hollywood e as séries sendo vistos em casa (projeções de filmes privadas já eram toleradas há muitos anos).

Em 2017, o governo saudita informou que iria revogar a proibição, em parte para manter o dinheiro que muitos sauditas gastam em entretenimento em outros países como, por exemplo, Dubai e Bahrain.

Para servir uma população com mais de 32 milhões de pessoas, a maioria com menos de 30 anos, as autoridades planejam construir cerca de 350 cinemas com mais de 2.500 telas até 2030, esperando atrair bilhões de dólares só na venda anual de bilhetes.

No mês passado, uma fonte confirmou à agência Reuters que não haverá segregação nos cinemas, assim como ainda acontece na maioria dos espaços públicos.

Embora não seja ainda claro como será aplicada a censura, fontes oficiais indicaram que as versões dos filmes que passam em Dubai ou no Kuwait serão readequadas. Por exemplo, duas cenas de beijos que aparecem em Pantera Negra foram cortadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …