Com 4 milhões de mortes por Covid-19, OMS pede cautela no relaxamento das medidas sanitárias

Alberto Morante / EPA

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que a pandemia de Covid-19 provocou, ao menos, 4 milhões de mortes no mundo desde seu início. Diante dos números dessa tragédia, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu cautela na reabertura e abandono das medidas sanitárias de controle da transmissão do coronavírus nesse momento “perigoso” da pandemia devido às novas variantes que aparecem.

Em uma conferência de imprensa nesta quarta-feira (7), o diretor-geral da OMS voltou a destacar a desigualdade no acesso aos imunizantes e, em consequência, o aparecimento de novas variantes do vírus, algumas mais contagiosas, como a Delta.

“Alguns países com altas taxas de vacinação planejam aplicar doses de reforço na sua população nos próximos meses e abandonam as medidas sanitárias de controle como se a pandemia de Covid-19 já tivesse acabado. No entanto, agravado pelo rápido surgimento de variantes e pelas chocantes desigualdades na vacinação, muitos países em todas as regiões do mundo estão vendo grandes picos de casos de Covid-19 e de internações”, afirmou.

No mesmo tom, o chefe de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, pediu cuidado na decisão precipitada pela reabertura. “Eu gostaria de pedir extrema cautela sobre o levantamento de todas as restrições sanitárias e sociais neste momento, porque isso terá conseqüências”, afirmou.

Ryan não quis comentar especificamente a decisão do Reino Unido, que deve abandonar todas as medidas sanitárias a partir de 19 de julho, mas comentou: “Esta ideia de que todos estão protegidos e estão cantando ‘Kumbaya’ e tudo voltará ao normal é uma suposição muito perigosa em qualquer lugar do mundo”.

O médico irlandês explicou que assumir que “a taxa de infecção não aumentará por causa das vacinas é um erro”, por conta das baixas taxas de vacinação, longe do percentual necessário para imunidade coletiva, e ao fato de não sabermos se uma pessoa vacinada pode transmitir a doença.

O diretor-geral da OMS voltou a defender a redistribuição de vacinas. “De um ponto de vista moral, epidemiológico ou econômico, agora é o momento do mundo se unir para sair coletivamente dessa pandemia”, cravou.

Avanço da variante Delta

Na Europa, embora em boa parte dos países a vacinação contra a Covid-19 esteja liberada para todos os adultos e já tenha começado entre os adolescentes, o percentual de imunizados continua abaixo das expectativas.

O grande número de pessoas não imunizadas aliado à reabertura de espaços e eventos durante o verão têm provocado uma alta no número de casos de Covid e o avanço da presença da variante Delta.

Em Paris, o número de infecções semanais voltou a subir, após um longo período de queda, e passou o nível de alerta na França de 50 casos por 100 mil habitantes. O tipo predominante já é a Delta.

O governo francês, nesta quarta, voltou a pedir que a população se vacine para evitar novas restrições sanitárias. O governo de Emmanuel Macron não descarta uma quarta onda de casos ainda em julho.

Em Portugal, onde a variante Delta já é predominante, o governo foi obrigado a decretar toque de recolher em diversas cidades durante a temporada de verão por conta do aumento de casos.

Apesar da avançada campanha de vacinação, os contágios também voltaram a crescer nos Estados Unidos. O atual número médio de contágios em sete dias é de 13,9 mil casos, taxa 20% maior que o nível há duas semanas, quando a média era de 11.5 mil casos.

Na Austrália, as autoridades anunciaram que o lockdown, em vigor em Sydney desde o final de junho, será prorrogado pelo menos uma semana, após o registro de 27 novos casos.

E no Japão, faltando duas semanas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o governo japonês planeja estabelecer um novo estado de emergência na capital durante os jogos (de 23 de julho a 8 de agosto), segundo a imprensa local. Seria o quarto estado de emergência decretado no Japão.

De acordo com dados compilados pela Opas (Organização Panamericana de Saúde), até 6 de julho, a Delta havia sido detectada nos Estados Unidos, Canadá e México, além de Argentina, Brasil, Chile e Peru.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …