Londres anuncia 7 mortes entre as 18 milhões de doses aplicadas da vacina de Oxford/AstraZeneca

A Agência Britânica de Medicamentos (MHRA) informou neste sábado que sete pessoas que receberam a vacina de Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus morreram após desenvolverem coágulos sanguíneos. Até o momento, 30 casos com este efeito colateral foram identificados no Reino Unido, entre as mais de 18,1 doses do imunizante já aplicadas no país.

Os dados referem-se às vacinações ocorridas até 24 de março. A agência reguladora indica que, até esta data, recebeu a notificação de 22 casos de trombose venosa cerebral e oito casos de trombose associada a um déficit de plaquetas no sangue.

“Nossos estudos aprofundados sobre essas notificações continuam”, afirmou a diretora da MHRA, June Raine, em um comunicado enviado à agência de notícias AFP. Ela acrescentou que nenhum caso similar foi registrado entre os britânicos que receberam o imunizante da Pfizer/BioNTech, também administrada no país.

“As vantagens da vacina da AstraZeneca para prevenir infecções de Covid-19 e suas complicações permanecem amplamente superiores aos riscos. O público deveria continuar a receber a vacina quando é convidado a fazê-lo”, ressaltou a diretora.

Campanha de vacinação entre as mais avançadas do mundo

Na quinta-feira, a agência já havia publicado um comunicado sobre os efeitos colaterais das vacinas utilizadas no Reino Unido, no qual apontava que “o risco de ter esse tipo de coágulo sanguíneo é muito fraco”.

“O número e a natureza dos efeitos indesejáveis assinalados até agora não são incomuns, comparados a outros tipos de vacinas correntes”, disse Raine.

O Reino Unido realiza uma das campanhas de vacinação contra a Covid-19 mais avançadas do mundo, com mais de 31,3 milhões de primeiras doses administradas e quase 5 milhões de pessoas completamente imunizadas.

Negligente no começo da pandemia, o país é também o que registra o maior número de mortos na Europa, com quase 127 mil vítimas.

Uso com limitações

A vacina da AstraZeneca, desenvolvida com a Universidade de Oxford, é alvo de suspeitas em diversos países depois da aparição de casos graves de coágulos sanguíneos. Alguns países suspenderam a utilização do imunizante, mas a maioria retomou o seu uso a partir de uma certa idade, depois de análises aprofundadas sobre os riscos.

A Holanda foi o último a anunciar que suspenderia a aplicação das doses no público abaixo de 60 anos, nesta sexta-feira (2), depois de uma decisão similar adotada pela Alemanha.

Canadá e França optaram por não vacinar os menores de 55 anos com o produto, enquanto Suécia e Finlândia utilizarão a vacina nas pessoas com idade superior a 65 anos.

Em meados de março, a Agência Europeia de Medicamentos considerou a vacina “segura e eficaz”, e que “não está associada” a um risco mais elevado de trombose. Na última quarta-feira, o órgão regulador especificou não ter identificado nenhum fator de risco ligado à idade, o sexo ou antecedentes médicos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …