Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações e 86 mortes.

Águas transparentes, praias de areia branca e hotéis seguros: essa é a sedutora mensagem que o governo cubano está divulgando, com o objetivo de relançar o turismo o mais rápido possível. Crucial à economia do país, o setor está paralisado há três meses devido à pandemia.

Hesitante em fechar suas fronteiras no início da crise sanitária, Cuba está ansiosa para voltar a receber turistas estrangeiros. O objetivo é abocanhar boa parte dos viajantes que têm escolhido as concorrentes Jamaica e República Dominicana, que reabriram em meados de julho.

A retomada do turismo cubano, no entanto, é parcial, já que a capital Havana segue em quarentena até sexta-feira (3). Apenas as pequenas ilhas Los Cayos podem ser visitadas por enquanto pelos estrangeiros.

Para poder acolher os turistas, todo o cuidado é pouco: eles serão examinados logo que chegarem ao país. Médicos também estarão presentes em cada hotel. No entanto, o governo pretende limitar o contato dos estrangeiros com os cubanos, para evitar uma segunda onda da doença no país.

A proposta de abertura das ilhas Los Cayos atrai turistas canadenses e russos, mas, por enquanto, nenhuma agência de viagens europeia oferece Cuba como destino. Os operadores da Europa esperam poder voltar a oferecer o paradisíaco destino antes de dezembro.

Havana reabre, mas não para turistas

Havana, o último reduto do coronavírus em Cuba, retomará gradualmente suas atividades a partir de sexta-feira, embora sem turistas estrangeiros. A capital se junta assim ao restante do território, que já iniciou uma gradual flexibilização das medidas de combate à Covid-19, após mais de 100 dias de confinamento.

Conforme detalhado na quarta-feira (1°) pelo primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, após avaliar a situação o governo autorizou o início do relaxamento da quarentena em Havana. A primeira fase do fim do confinamento na capital cubana permite a retomada gradual do transporte público, algumas atividades comerciais e serviços, além da permissão para deslocamento de cidadãos que cumprem medidas de distância física.

Por enquanto, somente o turismo local é permitido em Havana.

Na quarta-feira, o governo cubano divulgou que a ilha de 11,2 milhões de habitantes registrou um total de 2.348 casos, com 2.218 pacientes recuperados e 86 mortes, de modo que o novo coronavírus é considerado sob controle.

Grande parte do país não apresenta casos de Covid-19 há várias semanas, depois que as fronteiras foram fechadas em 24 de março.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …