Descoberta ligação surpreendente a Anne Frank num campo de concentração

Arqueólogos que trabalhavam no campo de concentração nazi de Sobibor, na Polônia, desenterraram um pendente que será idêntico ao que pertencia a Anne Frank.

De acordo com informação divulgada em comunicado pelo Centro da Memória do Holocausto Yad Vashem, este pendente pertenceria a Karoline Cohn, uma menina judia de 14 anos que morreu no campo de Sobibor, e que, segundo acreditam os arqueólogos, pode ter tido ligação com Anne Frank.

Karoline e Anne nasceram em Frankfurt, em 1929, e os pesquisadores alegam que o pendente sugere “uma possível ligação familiar” entre elas, frisa o Centro Yad Vashem.

O pendente tem a inscrição “Mazal Tov” em hebreu de um lado, juntamente com a data de nascimento de Karoline, e do outro inclui as três Estrelas de David e a letra inicial da palavra Deus em hebreu, conforme divulga a mesma fonte.

Yoram Haimi / Israel Antiquities Authority

Pendente idêntico ao de Anne Frank encontrado no Campo Nazi de Sobibor, na Polônia

Pendente idêntico ao de Anne Frank encontrado no Campo Nazi de Sobibor, na Polônia

Segundo a BBC, os “historiadores só encontraram até agora provas de dois pendentes deste tipo”, notando que a única diferença entre os dois será a data de nascimento.

Os pesquisadores tentam agora estabelecer a eventual ligação entre as duas meninas judias, nomeadamente falando com familiares vivos das mesmas.

O pendente foi encontrado no local onde “as vítimas eram despidas e as suas cabeças raspadas, antes de serem enviadas para as câmaras de gás”.

Karoline Cohn terá sido uma das mais de 250 mil vítimas que morreram em Sobibor, campo construído pelos Nazis com o intuito expresso de exterminar judeus. O campo foi destruído em 1943, numa tentativa de esconder os crimes aí cometidos, tendo o regime nazi procedido à terraplanagem do espaço e à plantação de árvores sobre os destroços.

Contudo, os arqueólogos que trabalham no local há vários anos conseguiram desenterrar as fundações das câmaras de gás e a plataforma de comboios original.

“Estas descobertas em Sobibor constituem uma contribuição importante para a documentação do Holocausto e ajudam-nos a entender melhor o que aconteceu, tanto em termos do funcionamento do campo, como do ponto de vista das vítimas”, destaca Havi Dreifuss, do Instituto de Pesquisa sobre o Holocausto do Centro Yad Vashem.

Para o arqueólogo Yoram Haimi, que liderou as escavações em Sobibor, “a tocante história de Karoline Cohn é simbólica da fé partilhada dos Judeus assassinados nos campos”, segundo cita o Centro Yad Vashem. “É importante contar a história, para que nunca esqueçamos“, conclui Haimi.

Anne Frank morreu no campo de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, em 1945.

ZAP //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …