Descoberta ligação surpreendente a Anne Frank num campo de concentração

Arqueólogos que trabalhavam no campo de concentração nazi de Sobibor, na Polônia, desenterraram um pendente que será idêntico ao que pertencia a Anne Frank.

De acordo com informação divulgada em comunicado pelo Centro da Memória do Holocausto Yad Vashem, este pendente pertenceria a Karoline Cohn, uma menina judia de 14 anos que morreu no campo de Sobibor, e que, segundo acreditam os arqueólogos, pode ter tido ligação com Anne Frank.

Karoline e Anne nasceram em Frankfurt, em 1929, e os pesquisadores alegam que o pendente sugere “uma possível ligação familiar” entre elas, frisa o Centro Yad Vashem.

O pendente tem a inscrição “Mazal Tov” em hebreu de um lado, juntamente com a data de nascimento de Karoline, e do outro inclui as três Estrelas de David e a letra inicial da palavra Deus em hebreu, conforme divulga a mesma fonte.

Yoram Haimi / Israel Antiquities Authority

Pendente idêntico ao de Anne Frank encontrado no Campo Nazi de Sobibor, na Polônia

Pendente idêntico ao de Anne Frank encontrado no Campo Nazi de Sobibor, na Polônia

Segundo a BBC, os “historiadores só encontraram até agora provas de dois pendentes deste tipo”, notando que a única diferença entre os dois será a data de nascimento.

Os pesquisadores tentam agora estabelecer a eventual ligação entre as duas meninas judias, nomeadamente falando com familiares vivos das mesmas.

O pendente foi encontrado no local onde “as vítimas eram despidas e as suas cabeças raspadas, antes de serem enviadas para as câmaras de gás”.

Karoline Cohn terá sido uma das mais de 250 mil vítimas que morreram em Sobibor, campo construído pelos Nazis com o intuito expresso de exterminar judeus. O campo foi destruído em 1943, numa tentativa de esconder os crimes aí cometidos, tendo o regime nazi procedido à terraplanagem do espaço e à plantação de árvores sobre os destroços.

Contudo, os arqueólogos que trabalham no local há vários anos conseguiram desenterrar as fundações das câmaras de gás e a plataforma de comboios original.

“Estas descobertas em Sobibor constituem uma contribuição importante para a documentação do Holocausto e ajudam-nos a entender melhor o que aconteceu, tanto em termos do funcionamento do campo, como do ponto de vista das vítimas”, destaca Havi Dreifuss, do Instituto de Pesquisa sobre o Holocausto do Centro Yad Vashem.

Para o arqueólogo Yoram Haimi, que liderou as escavações em Sobibor, “a tocante história de Karoline Cohn é simbólica da fé partilhada dos Judeus assassinados nos campos”, segundo cita o Centro Yad Vashem. “É importante contar a história, para que nunca esqueçamos“, conclui Haimi.

Anne Frank morreu no campo de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, em 1945.

ZAP //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …