Cientistas registram imagens inéditas de chimpanzés produzindo e usando ferramentas para beber água

https://www.youtube.com/watch?v=K-1oyB0AYVI

Pesquisadores de um projeto de conservação na Costa do Marfim conseguiram flagrar chimpanzés das florestas locais fazendo e usando ferramentas especialmente para beber água.

O Comoe Chimpanzee Conservation Project instalou câmeras automáticas que revelaram como esses animais adaptam os pedaços mais finos de galhos de árvores. Eles mastigam a ponta desses materiais, transformando-os em uma espécie de pincel que consegue absorver líquidos.

Os pesquisadores examinaram essas ferramentas e concluíram que elas foram criadas especificamente para que os animais conseguissem obter água. As descobertas foram publicadas na revista especializada American Journal of Primatology.

Juan Lapuente, o pesquisador que liderou o estudo para o Comoe Chimpanzee Conservation Project, explicou que outras populações de chimpanzés na África já usam uma técnica semelhante para coletar mel de colmeias de abelhas.

“Mas o uso dessas varas com o que é parecido com um pincel na ponta para coletar água é completamente novo e nunca tinha sido descrito antes”, contou à BBC.

“Esses chimpanzés usam esses galhos com ponta de pincel especialmente longos, que eles fazem especificamente para água – muito mais longos do que aqueles usados para (coletar) mel”, acrescentou.

Os pesquisadores testaram a absorção das varas de beber e concluíram que as ferramentas davam vantagem aos animais. “Quanto mais longo o galho, mais água eles coletam”, disse Lapuente.

“Isso permite que os chimpanzés do Parque Nacional de Comoe consigam água de buracos extremamente estreitos e fundos nas árvores. Apenas eles, e nenhum outro animal, conseguem explorar isso, o que dá a eles uma vantagem de adaptação incrível para sobreviver nesse ambiente seco e imprevisível.”

Isso sugere que essa população de chimpanzés em particular tem o que os pesquisadores chamam de “uma cultura de bebida”, um costume compartilhado por esse grupo de fabricar ferramentas para ajudá-los durante a seca.

Os animais pertencem à subespécie de chimpanzés comum na África Ocidental, que está ameaçada de extinção.

Benjamin Jakabek / Flickr

Esta população de chimpanzés em particular tem o que Lapuente  chama de “uma cultura de bebida”

Esta população de chimpanzés em particular tem o que Lapuente chama de “uma cultura de bebida”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polônia concede visto humanitário a atleta olímpica e alimenta tensões com Belarus

A Polônia concedeu nesta segunda-feira (2) um visto humanitário para a atleta olímpica bielorrussa Krystsina Tsimanuskaya. A jovem afirma que estava sendo obrigada a deixar o Japão após ter criticado sua equipe e temia …

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …