Cientistas registram imagens inéditas de chimpanzés produzindo e usando ferramentas para beber água

https://www.youtube.com/watch?v=K-1oyB0AYVI

Pesquisadores de um projeto de conservação na Costa do Marfim conseguiram flagrar chimpanzés das florestas locais fazendo e usando ferramentas especialmente para beber água.

O Comoe Chimpanzee Conservation Project instalou câmeras automáticas que revelaram como esses animais adaptam os pedaços mais finos de galhos de árvores. Eles mastigam a ponta desses materiais, transformando-os em uma espécie de pincel que consegue absorver líquidos.

Os pesquisadores examinaram essas ferramentas e concluíram que elas foram criadas especificamente para que os animais conseguissem obter água. As descobertas foram publicadas na revista especializada American Journal of Primatology.

Juan Lapuente, o pesquisador que liderou o estudo para o Comoe Chimpanzee Conservation Project, explicou que outras populações de chimpanzés na África já usam uma técnica semelhante para coletar mel de colmeias de abelhas.

“Mas o uso dessas varas com o que é parecido com um pincel na ponta para coletar água é completamente novo e nunca tinha sido descrito antes”, contou à BBC.

“Esses chimpanzés usam esses galhos com ponta de pincel especialmente longos, que eles fazem especificamente para água – muito mais longos do que aqueles usados para (coletar) mel”, acrescentou.

Os pesquisadores testaram a absorção das varas de beber e concluíram que as ferramentas davam vantagem aos animais. “Quanto mais longo o galho, mais água eles coletam”, disse Lapuente.

“Isso permite que os chimpanzés do Parque Nacional de Comoe consigam água de buracos extremamente estreitos e fundos nas árvores. Apenas eles, e nenhum outro animal, conseguem explorar isso, o que dá a eles uma vantagem de adaptação incrível para sobreviver nesse ambiente seco e imprevisível.”

Isso sugere que essa população de chimpanzés em particular tem o que os pesquisadores chamam de “uma cultura de bebida”, um costume compartilhado por esse grupo de fabricar ferramentas para ajudá-los durante a seca.

Os animais pertencem à subespécie de chimpanzés comum na África Ocidental, que está ameaçada de extinção.

Benjamin Jakabek / Flickr

Esta população de chimpanzés em particular tem o que Lapuente  chama de “uma cultura de bebida”

Esta população de chimpanzés em particular tem o que Lapuente chama de “uma cultura de bebida”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …