Jennifer Lavers / Universidade da Tasmânia

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo.
A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas e ativistas para produzir tênis únicos e sustentáveis. As peça serão vendidas na loja virtual Renew Labs — colocada digitalmente sobre a ilha — e cada dólar arrecadado será destinado para limpar o lixo do local.
O projeto é uma parceria da Converse com a iniciativa Take 3 For The Sea. A ONG será a responsável por fazer a retirada do plástico da ilha. O objetivo é retirar um milhão de pedaços de lixo do lugar e, assim, “fechar” a loja o quanto antes. Quanto mais rápido o estoque esgotar, mais rápido os trabalhos começarão.
A loja pode ser encontrada no Google Maps, com uma placa “closing soon” (“fechando em breve”), uma brincadeira com o costumeiro chamariz “coming soon” (“em breve”, em tradução livre). Os visitantes conseguem passear pela loja e ver os modelos disponíveis. Para comprar o sapato, é preciso fazer uma doação e, assim, se habilitar para garantir um par.
Dentro da loja virtual do Renew Labs, os visitantes podem explorar uma coleção de protótipos de tênis sustentáveis projetados por mais de 40 artistas do mundo todo, incluindo o brasileiro Pedro Souza.
Segundo a Converse, todo ano cerca de 80 mil toneladas de plástico são lançadas no oceano. Desse total, menos de 10% é reciclado.
“Portanto, embora o fechamento da loja não marque o fim do problema, esperamos que isso aumente a conscientização de todos nós, e das gerações futuras, para ajudar a encontrar soluções sustentáveis”, explica Varsha Yajman, defensora da justiça climática e membro do All Stars, quem comanda o lançamento da loja.
“Queremos transformar o tênis mais icônico no mais sustentável”, diz Miguel Carrillo, diretor de Marketing da Converse, “mas sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Portanto, estamos nos conectando com os All Stars — com esses jovens pensadores progressistas de Bogotá a Bangalore — e fazendo com que eles nos ajudem a descobrir como chegar lá. Eles são um verdadeiro impulsionador da nossa evolução.”
// Hypeness