Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil e provoca calafrios em cientistas de Portugal

O coração de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil, chegou a Brasília. O mórbido órgão desembarcou no país atendendo aos pedidos do governo de Jair Bolsonaro, que ficou com a responsabilidade de organizar as celebrações dos 200 anos de independência brasileira de Portugal.

O órgão do monarca estava conservado há 187 anos em formol em Portugal, onde Dom Pedro I faleceu. O coração é mantido pelo sarcófago da Igreja da Lapa, no Porto.

Dom Pedro I abandonou o posto de imperador do Brasil em 1831, quando voltou às terras lusas para assumir o título de imperador português, onde cunhou seu nome de Pedro IV. Três anos depois, ele faleceu.

O imperador se tornou um símbolo da Independência do Brasil por ter sido o responsável por declarar a separação entre o Rio de Janeiro e Lisboa.

O pedido do governo Bolsonaro foi autorizado pelas autoridades do Porto, onde o órgão estava conservado e guardado. Contudo, há muita preocupação a respeito do uso do órgão no exterior. Um encarregado do governo do município português deve acompanhar o coração durante todos os seus usos para garantir a conservação sob boas condições de temperatura e pressão.

Ditadura trouxe restos mortais de Dom Pedro ao Brasil 

Não é a primeira vez que isso ocorre. Em 1972, durante as celebrações de 150 anos da independência, o governo militar de Médici trouxe os ossos de Dom Pedro para as festas.

Apesar de autorizada de forma unânime, muitos portugueses estranharam a decisão do governo Bolsonaro. “Me parece algo até necrófago e nada tem ver com o futuro das novas gerações.

Principalmente, me parece que enviar o coração serve aos intentos de Bolsonaro, em plena pré-campanha eleitoral. Acho que se Dom Pedro fosse vivo, estaria dando voltas no túmulo e ia querer ficar com seu coração agarrado a si”, afirma o sociólogo João Teixeira Lopes, da  Faculdade de Letras do Porto.

O governo defende o legado de Dom Pedro I. “É com satisfação que nos reunimos como parte das comemorações para receber essa relíquia que mostra a força de nosso primeiro imperador”, disse na cerimônia de apresentação do órgão o ministro Paulo Sérgio Nogueira, Ministro da Defesa do país.

O coração de Dom Pedro I deve voltar para os sarcófagos da Igreja da Lapa em 8 de setembro, um dia depois do aniversário da Independência do Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …