O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido para ensinar às crianças sobre empatia, segurança e contra o bullying e outros abusos em potencial.
A iniciativa é uma parceria da gigante dinamarquesa de brinquedos com o Instituto DQ, e utiliza uma série de perguntas para ensinar os pequenos a respeito do que fazer e o que não fazer diante de questões complexas do mundo atual e virtual.
As questões são divididas por tópicos, ao redor de temas como empatia digital, cyberbullying e a luta contra injustiças. As crianças serão celebradas no quis quando se levantarem contra pessoas que mintam ou ataquem outras na interne, assim como aprenderão sobre pedir desculpas e a lidar com situações que possam vir a magoar terceiros.
Entre as perguntas do teste alguns personagens LEGO surgem para encenar situações de bullying ou fake news.
A ideia é tornar as crianças em verdadeiros “heróis da empatia”, e ao fim do quiz as crianças que se saírem melhor receberão como prêmio uma “estátua online de herói da empatia”.
Segundo Yuhyun Park, fundador do Instituto DQ, a parceria nasceu de uma visão similar com o Grupo LEGO a respeito da necessidade de se empoderar as crianças para se tornarem bons cidadãos digitais.
“É por isso que estamos tão felizes em trabalhar com o Grupo LEGO como referência na comunicação com crianças que eles são, Esperamos que a iniciativa que criamos ajude a empoderar crianças a fazerem da internet um melhor lugar no futuro”, afirmou.
O quiz é todo em animação, e pode ser acessado em inglês aqui.
// Hypeness