Dois meses depois, ainda há corpos espalhados no local de queda de avião russo

Todas as 71 pessoas que seguiam a bordo do avião morreram. Os investigadores foram enviados de novo para o campo para recolher mais corpos e partes da aeronave.

Cerca de 100 investigadores voltaram ao local onde um avião caiu perto de Moscou em fevereiro depois de um familiar de uma das vítimas ter apresentado uma denúncia ao presidente russo Vladimir Putin de que tinha encontrado restos humanos no local.

Nos dias seguintes ao acidente, de acordo com o The Times, foram recolhidas 1.400 partes de corpos pelos operacionais que trabalhavam sob condições climáticas desfavoráveis para o resgate de corpos.

A mídia russa reportou na segunda-feira (9) que outras 13 partes do avião foram encontradas. O ministério russo de Situações de Emergência disse que uma nova pesquisa no local já tinha sido planejada, mas foi adiada para “acalmar as pessoas”.

De acordo com os primeiros resultados da investigação, o acidente poderia ter sido causado por um erro humano. O avião caiu alguns minutos depois de ter decolado do aeroporto internacional moscovita de Domodedovo, tendo provocado a morte das 71 pessoas que seguiam a bordo

Com destino à cidade de Orsk, no sul dos montes Urais, o avião saiu de Moscou às 14h21 locais (7h21 em Brasília) e, depois de decolar, desapareceu dos radares e caiu entre as localidades de Arguntsevo e Stepanovo, na província da capital russa.

Depois de uma análise preliminar da caixa preta do avião, os especialistas do comitê de aviação russo afirmaram que o acidente ocorreu depois de os pilotos terem visto dados diferentes nos dois indicadores de velocidade do aparelho.

“A análise preliminar da informação gravada e o exame de casos semelhantes no passado nos permitem supor que o fator que causou a situação extraordinária durante o voo foi o erro de dados sobre a velocidade que apareceu nos painéis dos pilotos”, refere o comitê em comunicado.

De acordo com os dados extraídos pelos investigadores da análise das caixas pretas recuperadas no local do acidente, o erro de dados se deve ao congelamento dos sensores de velocidade.

O estudo das gravações dos parâmetros de voo mostrou que os sistemas de aquecimento dos três medidores de pressão totais – que informam os pilotos sobre a velocidade do avião – foram desligados.

Os dados do gravador indicam que as divergências entre os indicadores de velocidade do piloto e o copiloto começaram a ocorrer dois minutos e 30 segundos após a decolagem.

“Antes da colisão com o solo, o indicador no painel de comando começou a mostrar um aumento repentino da velocidade, que no momento da colisão era de cerca de 800 quilômetros por hora, enquanto a do copiloto era igual a zero”, afirma o comitê.

Os especialistas terão que estudar as gravações de voz para verificar as ações dos pilotos e suas reações ao alarme de colisão.

Além disso, uma análise abrangente do sistema de aquecimento dos medidores de pressão desse modelo de aeronave será realizada para estabelecer que tipo de falhas pode apresentar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …